BC é a cidade mais segura do sul do Brasil

Uma das principais preocupações das pessoas atualmente, afinal, é uma necessidade que afeta todas as demais do cotidiano. Lidar com a segurança pública é uma especialidade da Polícia Militar, uma instituição com 182 anos de existência que exige até mesmo o risco da própria vida de seus integrantes para garantir que a segurança do seu povo seja mantida.

Em uma pesquisa divulgada pela revista EXAME, mostra Balneário Camboriú como a cidade mais segura de Santa Catarina e a 16ª mais segura do Brasil. O mérito desse resultado é a gestão eficiente e proatividade no desempenho da missão que tem por objetivo reduzir a criminalidade e a violência da cidade, e o 12º Batalhão de Polícia Militar está trabalhando incansavelmente todos os dias no combate ao crime, buscando garantir a paz e a ordem pública, buscando parcerias, unindo forças com a comunidade através de programas e estratégias operacionais, monitorando de áreas de risco; combatendo o tráfico de drogas,  que é considerado o principal responsável pela taxa de homicídios; fiscalização de trânsito com barreiras móveis integradas, a fim de reduzir ocorrências de acidentes e outras espécies de violência no trânsito, entre outras medidas que resultaram na redução de 75% dos homicídios  nos últimos quatro anos, quando houve 24 homicídios em 2013, 21 casos em 2014, 19 em 2015 e 06 em 2016.

Com empenho de cada policial militar, pouco a pouco já retirou de circulação 67 armas de fogo que estavam em posse de criminosos; mais de seiscentos quilos (628,587 kg) de maconha; 92.415 (noventa e duas mil quatrocentos e quinze) pedras de crack; mais de treze quilos (13,484 kg) de cocaína; 35 pés de maconha; mais de três mil e setecentos (3.761) comprimidos de ecstasy; mais de setecentos (755) pontos de LSD e trinta e cinco (35) frascos de “lança perfume”, tudo isso somente no ano de 2017.

No ano de 2016, Balneário Camboriú ocupava a 23º no ranking das cidades mais seguras do Brasil, subindo para 16ª em 2017. A atual posição no ranking qualifica Balneário Camboriú como a cidade mais segura de Santa Catarina e a mais segura do sul do Brasil, um troféu que deve ser erguido com orgulho por toda a sociedade, pois faz jus ao que prescreve a Constituição da República em seu artigo 144: “A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos”. (Texto da PMSC)