15 anos do 12. BPM

Nesta quarta-feira, 11, o 12º Batalhão de Polícia Militar completa 15 anos de serviços prestados, garantindo a segurança e bem-estar da comunidade de Balneário Camboriú e região. 

HISTÓRIA

O 12º Batalhão de Polícia Militar passou a categoria de batalhão com o Decreto Estadual 5.790, em 11 de Outubro de 2002, após grande luta de toda comunidade e instituições, passando a ser denominado 12º Batalhão de Polícia Militar de Santa Catarina. Anteriormente, o 12º Batalhão era uma companhia pertencente ao 1º Batalhão de Polícia Militar de Itajaí, criada em 04 de Outubro de 1993.

ABRANGÊNCIA E EFETIVO DO BATALHÃO  

Atualmente o 12º BPM abrange os municípios de Balneário Camboriú, Camboriú, Itapema, Porto Belo, Bombinhas, Tijucas, São João Batista, Canelinha, Nova Trento e Major Gercino. Para cobrir toda essa área, conta com o efetivo de 322 policiais militares.

Com diversas modalidades de policiamento, o 12º BPM conta com um Canil setoril (K-9), um Pelotão de Patrulhamento Tático (PPT), um pelotão de Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas (ROCAM), bikes patrulhas, Agência de Inteligência e Rádio Patrulhas, além dos programas especiais como o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), Rede Catarina e Rede de Vizinhos.

Com o apoio da comunidade e parcerias público privadas, toda a estrutura do quartel vem passando por reformas, com investimentos que já chegam a quase um milhão de reais.