Balneário Camboriú já aprova construções por novo modelo de licenciamento

Em 2017, a Prefeitura de Balneário Camboriú aprovou 287.115 m² de projetos arquitetônicos. Destes, pouco mais de 13 mil m² foram aprovados pelo Novo Modelo de Licenciamento, lançado em outubro, que padronizou e desburocratizou o licenciamento da construção civil.

Até o dia 28 de dezembro foram protocolados na Secretaria de Planejamento, 62 projetos no Novo Modelo de Licenciamento. Destes, 18 aguardam a primeira análise (o mais antigo aguarda há 9 dias) e 44 já foram analisados (sendo cinco aprovados e 39 com pendências). A partir deste ano, somente projetos do novo modelo serão recebidos.

Com relação ao total de projetos aprovados, houve uma redução de 9% da área total aprovada em 2017 em comparação ao ano anterior. “Acreditamos que essa redução teve relação com a retração da economia brasileira. O mês com o maior número de área aprovado foi novembro, que totalizou 51.249 m²”, contou o arquiteto Rafael Escobar de Oliveira.

Dentre os pareceres, foram emitidos 766 de análise e reanálise; 146 de aprovação de projetos arquitetônicos, unificação de áreas ou desmembramentos; e 209 de análise ou aprovação de vigilância sanitária ou hidrossanitários.

(DA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA PMBC)