GM atendeu mais de 27 mil ocorrências em 2017 pelo 153

POLICIA MILITAR

CONFRONTO POLICIAL COM BANDIDOS EM ITAJAÍ

A Agência de Inteligência e GEPCrim do 1 BPM há tempos vem recendo informações sobre o tráfico de drogas no  Padre Jacó dando conta que frequentemente os masculinos utilizariam a área de mata para fracionamento e preparo da droga. Neste 04 de janeiro de 2018, por volta das 1100h, foi realizada uma patrulha de reconhecimento no local e, em determinada altura, a patrulha deparou-se com 5 masculinos manipulando drogas, sendo que alguns estavam armados. Ao visualizarem a guarnição houve intensa troca de tiros, sendo que dois masculinos foram alvejados e três masculinos correram para área de mata, masculinos que são conhecidos por praticarem o tráfico de drogas naquela região. Ato contínuo, os policiais se aproximaram do local em que tais masculinos entraram, onde foram disparados novos tiros do mato em direção aos policiais, os quais para sua segurança retraíram e solicitaram apoio. No local em que os masculinos estavam reunidos foi localizada uma quantidade em droga, a saber: um torrão grande de maconha pesando 432g, uma bucha pequena de maconha pesando 10g, 8 buchas pequenas de cocaína pesando 21g, bem como uma balança pequena e uma faca utilizada para fracionar a droga. Com os dois masculinos alvejados, os quais ainda não foram identificados, foram apreendidas duas armas de fogo, sendo uma pistola PT 57, cal. 765, marca Taurus, municiada e um revólver  calibre.38, marca Taurus, com dois estojos deflagrados. Os dois homens baleados morreram.

CUMPRIDO MANDADO DE PRISÃO EM ITAPEMA

Por volta das 20:00h de hoje (05/01), a guarnição  do PPT, realizou abordagem em local utilizado para o uso de drogas, e após consulta do nome do masculino abordado, verificou-se que este encontrava-se com Mandado de Prisão Ativo, pelo Estado do Paraná pelo artigo 157 (roubo com violência ou grave ameaça). Thiago dos Santos 34 anos foi conduzido à Unidade Prisional de Itapema e brevemente será recambiado ao estado do Paraná para cumprir sua pena.

Abordagem no acostamento da BR, por excesso de velocidade

Uma guarnição da Polícia Militar estava em rodas pela Avenida Marginal Leste quando avistou um veículo VW FOX de cor branca, placas AYT-3530 transitando pelo acostamento da BR-101 e em alta velocidade. A guarnição acessou a BR e realizou a abordagem. Em revista veicular foram encontradas porções de Maconha bem como um cigarro intacto da mesma droga. Diante dos fatos, a guarnição lavrou o termo circunstanciado compromissando o condutor do veículo a comparecer em juízo e informou a PRF para a lavratura do devido Auto de Infração de Trânsito por transitar pelo acostamento. Ocorrência nesta quarta, 4, às 16 horas. 

PM captura mais um foragido da justiça

A Polícia Militar capturou um homem que estava foragido da justiça, por volta das 17h desta quinta-feira, 04, na rua Dom Ricardo, Bairro Vila Real, em Balneário Camboriú. Uma guarnição foi acionada para atendimento de uma ocorrência de violência doméstica e quando chegou no local, populares informaram que o autor frequentemente agredia a esposa. Diante das informações e visando assegurar a integridade da vítima, a guarnição adentrou no terreno da residência para verificar a situação. Em conversa com as partes, a esposa afirmou que ambos tiveram um atrito verbal, porém que não houve agressões. Enquanto isso, a guarnição consultou o nome do indivíduo e constatou que estava com um mandado de prisão ativo em seu desfavor expedido pelo Tribunal de Justiça de São Paulo, decorrente de violência doméstica cometida em 2013. Diante das informações, o homem foi preso e conduzido à Penitenciária.

GUARDA MUNICIPAL

Guarda Municipal atendeu mais de 27 mil ocorrências pelo 153 em 2017

O ano de 2017 foi de muito trabalho para a Guarda Municipal (GM) de Balneário Camboriú. No ano passado, foram atendidas 27.503 ocorrências pela Central de Atendimento da Segurança, o 153. O número foi 70% maior que em 2016, quando foram registrados 16.157 atendimentos pela central. Além da Guarda Municipal, as ocorrências atendidas pela Central de Atendimento da Segurança também são verificadas pela Guarda Ambiental e Grupo de Operações Preventivas (GOP).

Em 12 meses houve aumento, comparado com o ano anterior, na atuação da Guarda Municipal em todos os tipos de ocorrência, como posse de drogas (aumento de 108%), tráfico de drogas (aumento de 110%), mandado de prisão (aumento de 160%), apreensão de arma de fogo (aumento de 62%) e furtos (aumento de 37%). Apenas veículos recuperados com registro de roubo/furto que teve queda de 6%, em comparação a 2016. O mês de janeiro de 2017 foi o que mais teve registro de ocorrências pelo 153. Foram 3.118, 77,36% a mais que em 2016, que contabilizou 1.758 chamados para a central.

O número de conduções feitas pela GM para a Delegacia de Polícia Civil também subiu em 2017. Ao todo, foram 1.040 prisões/conduções, 51,8% a mais que em 2016, quando houve 685 prisões/conduções. Dentre as conduções feitas no ano passado estão 179 por posse de drogas, 84 por tráfico de drogas, 120 mandados de prisão cumpridos, 13 apreensão de armas, 46 veículos recuperados e 102 conduções por furtos.

DANO CONTRA O PATRIMÔNIO PÚBLICO

Na manhã desta quinta-feira (04), por volta das 10h, uma guarnição da Guarda Municipal de Balneário Camboriú foi acionada através do telefone 153 para verificar uma situação na Rua 2060, onde um homem estaria depredando placas. Chegando ao local, a guarnição presenciou F.Z., de 34 anos, danificando placas de sinalização, sendo então feita a abordagem e proferido voz de prisão. O indivíduo foi conduzido a Central Regional de Plantão Policial para a realização dos procedimentos cabíveis.

Tentativa de agressão a GMs

Na madrugada desta sexta-feira (05), por volta das 2h,  uma guarnição da Guarda Municipal de Balneário Camboriú realizava patrulhamento preventivo quando recebeu informações de um furto em um salão de beleza na 3ª Avenida, próximo a Rua 2350. Tendo o conhecimento da descrição do autor, a guarnição empenhou em buscas pela região, localizou W.S., de 38 anos, que batia com as descrições repassadas aos guardas. Na abordagem, o autor tentou agredir os guardas, enquanto duas mulheres que o estavam acompanhando dificultavam a sua condução. Foi necessária a utilização de um tiro no chão com o rifle calibre 12 equipado com munições não-letais, a fim de dispersar as duas mulheres e cessar a tentativa de agressão por parte do autor. Com a chegada de apoio, W.S. foi algemado e conduzido para a Central Regional de Plantão Policial para a realização dos procedimentos cabíveis. Durante a condução, ele teria tentado escapar da viatura.