Operação Águas Limpas

Começou na quarta-feira (04), a Operação “Águas Limpas Costa Brava”, em Balneário Camboriú. A ação visa recuperar os recursos hídricos da Área de Proteção Ambiental (APA) Costa Brava e identificar pontos de ligações clandestinas ou inadequadas de esgoto. Neste primeiro dia, foram percorridos cerca de mil metros pelo Ribeirão da Mariquinha, no Estaleiro, a partir da foz, e identificados três possíveis focos de poluição.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Ike Gevaerd, “serão intimados todos os proprietários dos imóveis próximos ao ribeirão e junto às canalizações de águas pluviais, para regularizarem o sistema.”

O Município montou uma força-tarefa para a execução da Operação “Águas Limpas Costa Brava”, que terá duração de 30 dias. Coordenados pela Secretaria do Meio Ambiente, os trabalhos também têm o apoio das Secretarias de Obras, Planejamento, Saúde e EMASA.

Nesta etapa também foram visitados condomínios e residências da região, e os fiscais deram orientações sobre as fossas das edificações. Antes do início do trabalho de campo, o Ribeirão da Mariquinha foi percorrido da nascente até a foz, quando foram estabelecidos pontos amostrais de coleta para análise de qualidade da água. Com base nesse apontamento, a EMASA iniciou a coleta para análise, cujo resultado será mostrado em 10 dias.