Rio das Ostras terá projeto especial

Será assinado nesta quarta-feira (02), no gabinete do prefeito Fabrício Oliveira, a partir de 9h30, o projeto para o desassoreamento do Rio das Ostras. O desassoreamento visa aumentar a vazão do Rio, amenizando os alagamentos decorrentes das chuvas nos bairros Barra, São Judas e Nova Esperança.

“Ações frequentes de limpeza e manutenção têm sido feitas no local para amenizar o problema; mesmo assim, observamos que medidas mais efetivas precisam ser tomadas, e este projeto vai nortear os trabalhos necessários”, comentou o prefeito.

A empresa vencedora da licitação foi a Hidrotopo Consultoria e Projetos LTDA, do Rio de Janeiro, e o serviço terá um investimento de R$109.652,17. No contrato estão também a prestação de serviços técnicos de engenharia para execução de estudo hidrológico, readequação de calha, pontes e acessos, incluindo plano de manutenção do Rio das Ostras. O prazo para execução de serviço será de 12 meses. Após o estudo, serão contratadas empresas para a execução das obras necessárias.

Desde o início deste ano a Empresa Municipal de Água e Saneamento de Balneário Camboriú (EMASA) e secretarias de Meio Ambiente, Planejamento e Obras estão realizando manutenções pontuais no rio. Foram removidos do leito do rio móveis, geladeiras, fogões, colchões, garrafas, plásticos, latinhas e pneus. Um grupo de trabalho integrado por moradores da região acompanha as ações.