Cidade deverá ter Plano de Mobilidade Urbana

Balneário Camboriú terá seu Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob). Já foram concluídos vários diagnósticos, a serem apresentados à população em Audiência Pública, no dia 25 de junho, às 19h, na Câmara de Vereadores. Nesta primeira audiência serão mostrados os estudos já realizados e a coleta de ideias da população. Depois, em uma nova audiência (prevista para 05 de julho) será apresentado o plano com as propostas.

Dentre as etapas já concluídas estão: Leitura do contexto social e espacial do Município; Diagnóstico do sistema viário existente e uso do carro; Diagnóstico dos aspectos de acessibilidade; Diagnóstico dos deslocamentos por bicicleta; Diagnóstico do transporte público coletivo urbano; Diagnóstico do transporte comercial e Prognóstico do cenário atual, do cenário de tendência e do cenário ideal. Para se obter esses resultados, dentre as ações realizadas está a aplicação de Pesquisa Domiciliar de Origem e Destino na cidade.

O Plano de Mobilidade Urbana de Balneário Camboriú está sendo estruturado conforme os conceitos dispostos na Política Nacional de Mobilidade Urbana (Lei Federal 12.587/12). O mesmo tem como objetivo orientar a cidade quanto às medidas a serem tomadas no que se refere aos modais, serviços de infraestrutura viária e de transporte. Dessa forma, visa garantir os deslocamentos de pessoas e cargas dentro de seu território, atendendo as necessidades atuais e futuras, assegurando melhores condições de mobilidade, acessibilidade e conectividade em todo o espaço urbano.

O PlanMob visa apresentar estratégias e ações de 2018 até 2030. Os planos, ações, projetos e políticas do projeto visam priorizar o transporte não motorizado e o transporte público coletivo com a integração entre os modos e serviços de transporte urbano; e ainda propõe ações para integração das políticas regionais, de forma a assegurar melhores condições de mobilidade entre os municípios vizinhos.

PESQUISA DOMICILIAR:

Para a elaboração do PlanMob, foi necessária a análise das viagens realizadas pela população de Balneário Camboriú. Para isso foi feita Pesquisa Domiciliar de Origem e Destino, com entrevistas de moradores de 1.350 residências, em todos os bairros.

Nesta pesquisa, os entrevistados foram questionados quanto aos diversos deslocamentos realizdos no seu cotidiano: de onde, para onde, qual motivo, frequência e qual o modal (a pé, bicicleta, carro, moto, ônibus, taxi, etc.). Também outras informações relevantes foram levantadas, como a quantidade de veículos e bicicletas existentes no domicílio, a idade e o sexo dos entrevistados e também se tinham algum tipo de deficiência.

Após a tabulação de todos os dados, fez-se o diagnóstico da situação atual de Balneário Camboriú quanto a sua mobilidade urbana: 51% dos deslocamentos da cidade são feitos por meio de transporte motorizado individual (sendo 42% com carro e 9% com moto), 40% por modais não motorizados e apenas 7% por transporte coletivo.

A cidade possui elevada frota de veículos motorizados em circulação: de acordo com dados do DETRAN de Santa Catarina, em 2017 o município registrava um total de 88.771 veículos. Destes, 55,26% ou 49.057 eram automóveis de passeio. Conforme o levantamento, se nada for feito para mudar o atual rumo da mobilidade urbana da cidade, a frota de veículos tende somente a aumentar. Dessa forma, até 2030, carros e motos passariam a ocupar 60% da matriz modal, reduzindo os meios de transporte não motorizados para 32% e o transporte coletivo para meros 4%.

"A função do Plano de Mobilidade é impedir este cenário e, por meio de estratégias e propostas, alcançar o cenário ideal para 2030: Pedestres e ciclistas passam a ocupar a maior parte da matriz modal da cidade, o transporte coletivo sobe para cerca de 13% e os meios de transporte motorizados individuais caem para cerca de 37%", disse o diretor de trânsito, Carlos Eduardo Santi.

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Uma pergunta inocente: isto tudo está sendo pensado na interligação entre as cidades conurbadas? Se não estiver, resolve pela metade. E pode acontecer pior: resolve um problema e cria outro. Ou outros.