Um dia de cidadania no Conde Vila Verde

O Dia das Águas mobilizou a comunidade do Conde Vila Verde, em Camboriú, no sábado à tarde. Com o objetivo de oferecer saúde e cidadania à população do bairro, a ação promoveu uma série de serviços gratuitos, como corte de cabelo, teste de hepatite, dicas de saúde, doação roupas, além de recreação para as crianças e jovens.

Promovida pela concessionária Águas de Camboriú, a iniciativa contou com a parceria da Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Saúde, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Associação Empresarial de Balneário Camboriú e Camboriú (Acibalc), Lions Clube Camboriú, Rotary Clube, Associação de Moradores do Conde Vila Verde, Instituto Menna Barreto, Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Camboriú, OAB Camboriú, Faculdade Avantis, SESC, Instituto Mix, Associação e Movimento Comunitário Paz no Valle FM e Grupo Escoteiro Terra do Vale.

Antes mesmo da abertura dos portões da Escola Municipal Abalor Américo Madeira, que sediou o Dia das Águas, a comunidade já aguardava pelo início das atividades. Débora Aparecida Oliveira, moradora do Conde Vila Verde,  elogiou a iniciativa da Águas de Camboriú em levar atividades gratuitas ao bairro, incluindo os serviços de orientações à saúde. "Muitas vezes precisamos medir a pressão e não temos à nossa disposição de forma rápida", pontuou a moradora, que é hipertensa. Débora também aproveitou o Dia das Águas para cortar o cabelo e fazer a sobrancelha. Com opinião semelhante, Mara Knob, também residente no bairro, elogiou a iniciativa. "Nosso bairro precisa de mais ações desta natureza", destacou.

De acordo com o segundo tesoureiro da Associação dos Moradores do Bairro Conde Vila Verde, Celso Gonçalves, a comunidade só tem a agradecer a iniciativa da concessionária de organizar o Dia das Águas. "É de grande importância para a nossa comunidade essa parceria com a Águas de Camboriú", disse. Para a chefe escotista Aline Barbosa Nunes, a ação foi mais uma oportunidade de apresentar o trabalho realizado pelo Terra do Vale. Durante o evento, o grupo realizou dinâmicas e jogos escoteiros.

Para o acadêmico de Odontologia da Faculdade Avantis, Alexandro Arten, é uma grande satisfação participar deste tipo de ação. "O Dia das Águas é um trabalho realmente social e esta é a filosofia da Avantis", observa. A instituição de ensino deu orientações sobre como cuidar dos dentes, escovação e distribuiu escovas de dentes.

A programação do Dia das Águas contou ainda com piscina de bolinhas, recreação promovida pelo Sesc e pinturas de rosto. Um dos destaques da tarde foi a exposição de equipamentos do Corpo de Bombeiros e a apresentação do K9, cão que a Polícia Militar utiliza em operações de resgate e procura de drogas. Segundo o presidente da Águas de Camboriú, Ricardo Miranda, o Dia das Águas foi uma oportunidade incrível de levar cidadania, informação e lazer ao bairro. "Ações como o Dia das Águas estão diretamente ligadas à nossa missão principal, que é cuidar das pessoas oferecendo saúde e qualidade de vida para a população de Camboriú", finalizou.