Balneário melhora nos índices do IDEB

Balneário Camboriú melhorou o desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) 2017, divulgado nesta segunda-feira (03) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Nos anos iniciais (5º ano), Balneário Camboriú ultrapassou a meta projetada, que era de 6,2, e conquistou índice de 6,4. Nos anos finais (9º ano) o município também melhorou seu desempenho, passando de 5,0 para 5,3 – um décimo a menos que a meta estipulada que era de 5,4.

Na última década, Balneário Camboriú avançou no IDEB. Nos anos iniciais, a cidade passou de 4,9 para 6,4 – sempre acima da meta estipulada. Já nos anos finais, a cidade passou de 3,9 para 5,3 – atingindo a meta em quatro das seis pesquisas.

“Tivemos escolas específicas que baixaram os índices do IDEB, mas iremos realizar ações pedagógicas estratégicas para que possamos auxiliar no avanço desses índices nessas escolas”, disse a secretária de Educação, Rosangela Percegona Borba.

O Ideb é um indicador de qualidade educacional, calculado a cada dois anos, que combina informações de desempenho dos alunos em exames (Prova Brasil ou Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica – Saeb) com informações sobre rendimento escolar. Nas provas, os estudantes respondem questões de língua portuguesa, com foco em leitura, e matemática, com foco na resolução de problemas.