O trânsito da BR-101 no feriadão

Operação Independência 2018 da PRF. A mobilização segue até às 23h59min de domingo (9), com a intensificação das ações de policiamento e fiscalização nas rodovias com maior fluxo de veículos e pontos críticos de risco de acidentes.

Em Santa Catarina, a operação conta com o reforço de 14 agentes da PRF lotados dos estados do Pará, Tocantins, Ceará e Distrito Federal. Eles atuarão na BR 470, no Vale do Itajaí, trecho onde frequentemente acontecem acidentes graves, sobretudo entre as cidades de Indaial e Navegantes, que passa por obras de duplicação. Os policiais motociclistas e do Núcleo de Operações Especiais, que normalmente combatem o crime, serão destacados para a fiscalização de trânsito nas demais regiões do estado.

De acordo com o agente da PRF, Adriano Fiamoncini, nos dias de operação o foco será fiscalizar as condutas que ligam a acidentes, tais como ultrapassagem em local proibido, excesso de velocidade, consumo de álcool e falta de equipamentos de segurança nos automóveis.

A expectativa do órgão, entretanto, é de uma movimentação mais tranquila nas estradas em relação a outras épocas do ano, tendo em vista que o feriadão da Independência não está ligado a festividades associadas ao consumo de álcool. O tempo também deve contribuir, já que a previsão para o período é de sol.

O maior desafio da operação, conforme afirmou Fiamoncini, deverá ser o movimento de volta dos motoristas, já no domingo. “A previsão é que todos voltem juntos a partir das 14h, com o fluxo se mantendo intenso até às 22h. A PRF sugere voltar pra casa domingo de manhã, para uma viagem bem mais tranquila. Quem tiver que viajar domingo à tarde, tenha paciência, vai haver filas, principalmente na BR 101, região de Balneário Camboriú; na BR 470, região de Blumenau e na BR 280, na região de São Francisco do Sul e Jaraguá.”