Roubo de carga têxtil desvendado pela DEIC

A DFRC/Deic (Divisão de Furtos e Roubos de Cargas DFRC da Diretoria Estadual de Investigações Criminais) deflagrou operação nas cidades de Itajaí, Balneário Piçarras, Florianópolis e em Foz do Iguaçu (PR) contra uma quadrilha de roubo de cargas. Foram cumpridos mandados de busca e apreensão e prisão em desfavor de grupo criminoso responsável pelo "desvio" de uma carga têxtil avaliada em, aproximadamente, R$ 500 mil.

A investigação apurou que a carga de material importado deixou o Porto de Itajaí com destino a São Paulo, sendo desviada ainda na cidade catarinense. O motorista O.B., 42 anos, simulou o roubo e no dia 3 de julho registrou boletim de ocorrência em Praia Grande (SP). Na oportunidade disse que foi mantido refém em cativeiro por 24 horas, mas a farsa foi desvendada e os demais envolvidos identificados.

Na manhã desta quarta-feira, 5, foi cumprido o mandado de prisão decretado em desfavor de H.C.T.J., 33 anos, em Florianópolis. O motorista O.B. foi preso dia 19 de novembro em Itajaí e o proprietário do caminhão, D.F.F., 28 anos, se apresentou na Deic no dia 22 em companhia do seu advogado.

As investigações demonstraram que a quadrilha burlou o sistema de rastreamento e desviou a carga ainda na cidade de Itajaí. Posteriormente, integrantes do grupo a venderam. Apesar das diligências desencadeadas não foi possível sua recuperação. As provas coletadas configuram os crimes de furto qualificado, associação criminosa, receptação e comunicação falsa de crime.

Participaram da operação para cumprimento dos mandados judiciais, policiais civis de todas as Divisões da DEIC e apoio da Polícia Civil do Estado do Paraná. As diligências continuam no sentido de localizar e prender os demais integrantes do bando que estão foragidos.

Denúncias e informações relacionadas a Roubos de Cargas podem ser enviadas para o e-mail roubosdecargas-deic@pc.sc.gov.br e telefone (48) 3281-4200 e 181.