A saga de um abaixo-assinado contra o BCPort é inconsistente

Teor de abaixo-assinado virtual contra a instalação de porto turístico na Barra Sul (BCPort), tenta pressão contrária à iniciativa. A ilustração enganosa de um terminal com contêineres macula o objetivo: porto turístico não tem contêineres de cargas. Bobagem.

Faz tempo que duvidamos do empreendimento, hoje praticamente desnecessário ante a existência de um terminal que funciona bem, o da Tedesco Marina. Mas a briga vem de longe, com acusações de ilegalidades e fixação de controvérsias ferozes. Entretanto, o fato é que o projeto continua, liberado inclusive pela esfera federal e estadual de licenciamentos e autorizações. A briga ainda vai longe. 

O abaixo-assinado, para ter efeito, precisaria ter o condão de mudar alguma coisa na tramitação do projeto, mas não tem. Mal está chegando a 200 assinaturas - isto que está aberto na Internet. Os argumentos usados para condenar e basear as críticas vão desde prejuízos à mobilidade urbana a impacto ambiental no estuário do rio Camboriú. Deus o guarde - um estuário tão protegido como é...

A nosso ver bastaria a comparação a outros portos turísticos de iguais dimensões ou até maiores, no Brasil e no mundo, para se ter uma noção dos impactos negativos eventuais e mobilidade urbana. Mobilidade urbana, aliás, já comprometida por todas as razões, dentro e fora da temporada, com ou sem porto.

Falam lá em "tráfego de caminhões" para carga e descarga no porto. Porto turístico? Falam que um dos males será construir "shopping center, um hotel e 35 restaurantes", como se isso foi um mal em si mesmo. Uma infantilidade de pouca consistência. E isto não combina com a carga e descarga de contêineres, colocada no documento como se fosse verdade. Uma coisa desmente a outra. Uma projeção não convive com a outra.

Dá para ser contra, embora o tempo de discordar e tentar impedir já tenha passado - e não foi por falta de tentativas e pressões, na imprensa, na administração e dentro e fora das vias legais. 

O porto, como projetado, é um sonho difícil de realizar-se por tantas razões. Menos estas elencadas no tal abaixo-assinado. 

Enfim, as discussões sobre o BCPort ao longo do tempo foram enviesadas e ganharam a antipatia de muita gente, inclusive a nossa. E quanto a "visar lucro", como alega o abaixo-assinado em tom condenatório, seria estranho se não fosse assim. Empresário que investe em iniciativas "visando prejuízo" só para se mostrar, ainda desconhecemos. Estão brincando.