Chuva eleva nível do Rio Camboriú e água é armazenada por rizicultores

A forte chuva desta sexta-feira (3), elevou consideravelmente o nível do Rio Camboriú, atingindo 2m na régua de captação. Com isso,  todos os reservatórios da Empresa Municipal de Água e Esgoto (EMASA) estão cheios, totalizando 22 milhões de litros de água para o abastecimento das cidades de Balneário Camboriú e Camboriú. 

A água em excesso também está sendo armazenada nas quadras de arroz pelos 18 rizicultores que fazem parte do acordo entre a Emasa e as Prefeituras de Balneário Camboriú e Camboriú, para a reservação de água até março, auxiliando no abastecimento dos dois Municípios durante a temporada.

Mesmo com a estiagem dos últimos dias e o alto consumo de água desta época do ano, quando as cidades recebem um grande número de turistas, e o rio chegou ao nível de 0.21cm, o abastecimento foi mantido nos dois Municípios. 

Para o diretor-geral da Emasa, Douglas Costa Beber, o resultado foi decorrente do monitoramento feito durante todos os dias e as várias ações realizadas pela Autarquia em conjunto com demais órgãos. “Graças ao acordo feito com os rizicultores que foram liberando a água armazenada, as manobras feitas por nossos operadores nas bombas de captação e a equipe da Emasa junto com a Guarda Municipal e Polícia Ambiental, que retiraram as barreiras irregulares feitas no curso do rio para prejudicar o abastecimento, inclusive com o acompanhamento do prefeito Fabrício, conseguimos manter a distribuição nas duas cidades sem grandes prejuízos”, destacou Douglas.