Aprova Fácil BC, sistema digital de licenciamento de projetos

Apresentado pelo secretário de Planejamento de Balneário Camboriú, Carlos Humberto o Aprova Fácil BC. Trata-se de um sistema on-line desenvolvido para desburocratizar e tornar digital a análise e licenciamento de projetos da construção civil na cidade. 

O sistema começa a funcionar em 16 de março e será implantado em cinco etapas. Na primeira delas, será disponibilizado no site da prefeitura o modelo digital para a aprovação de grandes projetos com várias unidades, sejam de edifícios residenciais, comerciais ou mistos, incluindo-se nesse momento os subprocessos vinculados a estes grandes projetos, tais como Solo Criado, TPC, ICON, ICAD, EIV, PGT e outros. Os técnicos da prefeitura ainda não sabem estimar em quanto tempo se reduzirá p tempo habitual para análise e liberação das licenças, no entanto, a expectativa é de que haja uma redução expressiva com a implantação do programa.

Durante a apresentação, o prefeito de Balneário Camboriú destacou que a modernização é necessária e bem-vinda ao serviço público. "O que a implantação deste sistema do Aprova Fácil faz é tornar digital os avanços de tramitação já alcançados e criar um banco de dados sobre as construções da cidade que será atualizado constantemente, transformando-se num poderoso instrumento de gestão e planejamento”, comenta Fabrício.

Para o Sinduscon, a novidade também é motivo de satisfação, pois o sistema irá contribuir muito com o trabalho dos profissionais ligados ao setor. "Estamos muito felizes em perceber que a prefeitura está preocupada em trazer inovações, que facilitam os trabalhos dos profissionais, principalmente os do setor da construção civil. O Aprova Fácil BC é o início de uma nova fase, onde aqueles que fazem acontecer a construção, desde o projeto até a obra, possam executar suas tarefas com mais agilidade e transparência", finaliza o presidente Nelson Nitz.