Centro de Acolhimento de Coronavírus abre em Balneário Camboriú

Começa a funcionar nesta quinta-feira (20), a partir das 19h, o Centro Municipal de Acolhimento e Tratamento do Coronavírus (COVID-19). O Centro está montado na estrutura do Pronto Atendimento do bairro dos Municípios (PA Municípios), e disponibiliza 05 leitos de UTI e 10 leitos de tratamento semi-intensivo, além de Raio X, farmácia e consultórios.

A equipe do Centro de Acolhimento e Tratamento do Coronavírus é formada por 04 médicos intensivistas (especialistas em atendimento de pacientes graves), um pediatra, 8 fisioterapeutas, 13 enfermeiros, 4 farmacêuticos, e 18 técnicos de enfermagem, que revesam atendimento 24 horas. O Centro será coordenado pelo Dr. César Meirelles.

Inicialmente, há cinco leitos de UTI na área de isolamento -devidamente equipados -, com possibilidade de ampliação para 15 leitos. 

Como vai funcionar

Moradores de Balneário Camboriú que apresentarem sintomas do COVID-19, ou que tenham entrado em contato com pessoas vindas de áreas onde a endemia já está em transmissão comunitária (quando não é mais possível determinar de quem vem a contaminação), ou ainda com síndromes respiratórias, serão recebidos numa primeira barreira na cancela do Hospital Ruth Cardoso. Lá serão avaliados pela equipe formada por técnicos do Hospital Ruth Cardoso e bombeiros voluntários, e encaminhados para o Centro Municipal de Acolhimento e Tratamento do COVID-19, onde passarão pela segunda triagem, esta médica. 

Caso se enquadrem dentro dos critérios de avaliação determinados pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Os que não se enquadrarem nesses critérios, serão encaminhados ao Pronto Socorro do Hospital Ruth Cardoso para tratamento adequado.