Volta do transporte municipal e intermunicipal decidida na Amfri

Em Assembleia Geral, os prefeitos dos 11 municípios da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (AMFRI) acordaram a data de liberação do transporte coletivo na região. O transporte coletivo municipal voltará a funcionar na região na próxima terça-feira (16) e no dia 2 de julho será liberado o transporte coletivo intermunicipal na região da AMFRI.

A consultora em educação da AMFRI, Gilmara da Silva, apresentou parte do Plano Territorial de Reorganização do Calendário Escolar 2020 com destaque para administração de pessoal. O Projeto de Lei 2906/2020, de autoria do Senador Dario Berger, determinando a utilização dos recursos do salário educação para o pagamento dos profissionais do magistério e da educação enquanto perdurar a pandemia, também foi debatido pelos Prefeitos.

“Apresentamos também dados do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB) da região, comparando com os meses do ano de 2019 e percebemos uma queda brusca. As discussões ocorreram devido a preocupação dos Chefes do Executivo Municipal da região, com os atos administrativos de pessoal, a fim de buscar alternativas viáveis para a garantia dos contratos e dos vencimentos a todos os Profissionais do Magistério e da Educação na região”, destaca Gilmara.

Os municípios discutem atualmente, de forma conjunta, medidas de preparação para o retorno das atividades escolares, que inclui o transporte escolar e os aspectos administrativos e pedagógicos.