Uma passagem sobre o alcance social de Júlio Tedesco para a cidade

Depoimento de Luis Maraschin, ex-vereador, sobre Júlio Tedesco, marcando pontos históricos de sua trajetória e a sua forte participação social na cidade:

Faleceu o Júlio Tedesco, mais uma vítima desse terrível vírus. Conversei pouco com o Júlio, minhas conversas eram sempre com o Vilmar Machiavelli, o querido amigo Cri, gerente desde os tempos do Camping Tedesco e nas poucas reuniões que tivemos pude perceber seu profundo apego pela cidade, uma espécie de compromisso com seu pai Normando Tedesco que há décadas acreditou no progresso de BC.

Com o Júlio conversamos sobre as perspectivas da cidade, do potencial e importância de BC como cidade turística no Brasil. Fizemos boas parcerias: a Escola da APAE, o Centro de Cultura da da Terceira Avenida, que hoje abriga a Biblioteca Municipal e o Arquivo Histórico, obras significativas construídas com a participação direta do Grupo Tedesco.

Foi marcante o apoio dele na implantação da Avenida Beira Rio. Ele e outros bons amigos foram fundamentais para viabilizar a obra. Como homenagem a este esforço, deu à via o nome de Normando Tedesco.

Na entrega da obra ele me abraçou e disse: “Luís, tu vai ver o que essa Avenida vai fazer, vai revolucionar BC”.  

Agradeci e, pensativo, lembrei  que Normando Tedesco era amigo de João Goulart, presidente que veraneava em Balneário Camboriú, líder do antigo PTB. Imaginei:  será que o Júlio é um revolucionário? Anos depois encontrei com ele, e aí pude compreender minha dúvida.  Júlio foi um visionário e nesse outro encontro ele me falou, no seu linguajar gaúcho:  “Luís, está vendo o que te disse? A Avenida revolucionou a cidade, tudo isso aí, molhe, teleférico, marina e os prédios mais imponentes, tudo aconteceu graças a avenida”.  Foi aí que percebi o sentido das palavras dele na entrega da obra em 1996.

(Entrega de ambulância doada pelo Grupo Tedesco)

(Prédio da Apae, construído com amparo do Grupo Tedesco)

(Prédio do antigo Centro de Cultura, igualmente construído com apoio de Tedesco)