Notícias - Julho / 2017

MPSC pede, de novo, afastamento de dirigentes da FAMAI de Itajaí

27/07/2017

Conforme apurou o Promotor de Justiça Álvaro Pereira de Oliveira Melo, continuam sendo perpetradas ilicitudes na FAMAI, desta vez com a falsificação da data de protocolo de um documento para mascarar atos ilícitos. A falsificação foi comprovada por análise do Instituto Geral de Perícias em laudo juntado aos autos.

Rosan da Rocha vai em cima de diretoria ilegal de União de Bairros

27/07/2017

Promotor de Justiça Rosan da Rocha insta prefeito Fabrício de Oliveira a revogar decreto que nomeou o novo Conselho Municipal de Saúde (COMUS). Para o promotor, há flagrante ilegalidade na indicação dos membros, por não terem as associações seguido seus próprios regimentos na escolha de seus dirigentes.

Crimes virtuais na mira do Gaeco em Blumenau

26/07/2017

O GAECO iniciou as investigações a partir do mês de março e apurou a existência de uma organização criminosa que atua na criação de falsas empresas virtuais e realiza vendas de produtos variados pelo site, recebendo os pagamentos através de boletos ou depósitos bancários, sem fazer qualquer tipo de entrega.

Governador e Pavan visitam obra do Centro de Eventos

26/07/2017

Ainda falta licitar divisórias, sistema elétrico, sistema de som, ar condicionado, acústica, mobiliário e outras coisas, sem as quais não funcionará. A obra física pronta é uma coisa - e já é uma empreitada e tanto. O Centro de Eventos prontinho para funcionar é outra.

GAECO investiga concessão ilegal de alvarás em Itapema

24/07/2017

A operação Castelo de Areia é resultado de uma investigação iniciada no ano de 2017, cujo conteúdo indicava que servidores públicos daquele município estariam recebendo vantagens indevidas para a concessão ilegal de alvarás para vendedores ambulantes que atuam na cidade durante o período de veraneio.

Preso acusado de golpes imobiliários em Balneário Camboriú

21/07/2017

J. D. foi investigado por vender imóveis de leilões fictícios a pelo menos quatro vítimas. O golpista utilizava o nome de uma Juíza de Balneário Camboriú, dizendo com isso que conseguia celeridade no processo, facilidade e prioridade para arrematar os bens. O golpe milionário também era oferecido a um valor bem abaixo do de mercado.

Identificados agressores de funcionário da Câmara

20/07/2017

Ação da Secretaria de Segurança Municipal conseguiu identificar os envolvidos nas agressões da noite de sábado, no Calçadão da Central, quando uma pessoa, Fábio Macimo, funcionário da Câmara, foi covarde e gravemente agredido, chegando a entrar em coma. Hoje ele está bem e em casa, em recuperação.

OAB: lei do UBER de Balneário é inconstitucional

20/07/2017

O grupo formado pela OAB/BC considerou a Lei incompatível com a norma constitucional. Grupo afirma que, mesmo o município tendo plena autonomia para legislar sobre temas de interesse da cidade, o que é assegurado pela constituição, a competência para este tipo de assunto é de outros entes federativos.

Governo aumenta imposto sobre combustíveis

20/07/2017

Com dificuldades de arrecadação, o governo aumentará tributos para arrecadar R$ 10,4 bilhões e cumprir a meta fiscal de déficit primário. O Programa de Integração Social (PIS) e a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) sobre a gasolina, o diesel e o etanol subirão para compensar as dificuldades fiscais.

Acidente na Vila Real: carro invade residência

19/07/2017

A Polícia Militar atendeu ocorrência de acidente de trânsito com vítima, entre veículo e motoneta, na noite desta terça-feira, 18, por volta das 23h na Rua Dom Felipe, Bairro Vila Real, em Balneário Camboriú. Depois de se chocar com mononeta, motorista perdeu a direção e invadiu prédio.

Frio mais intenso do Brasil é aqui

19/07/2017

A massa de ar polar que atua sobre o Sul do país desde domingo (16) provocou, na última madrugada, a temperatura mais baixa do ano no país. O frio mais intenso registrado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) foi de -7,4 graus na localidade de Morro da Igreja, no município de Bom Jardim da Serra

Vereadores aprovam PPA e entram em recesso

19/07/2017

Depois de intensas discussões, muitas emendas e confrontos verbais entre os vereadores, finalmente aprovado o Plano Plurianual de Balneário Camboriú para o quatriênio 2018-2021. O Plano tem a previsão dos investimentos necessários para o desenvolvimento da cidade no período.

SUS: Estado finge que paga, médico finge que trabalha

19/07/2017

O Conselho Federal de Medicina (CFM) e os 27 conselhos regionais da categoria entregaram hoje (19) ao ministro da Saúde, Ricardo Barros, um dossiê de 15 mil páginas sobre as condições de 2.936 unidades de saúde do país. Eles apresentaram também um manifesto sobre a falência do SUS.

Promotor questiona eleições das associações de bairros

19/07/2017

Segundo Rosan da Rocha, algumas dessas associações têm diretorias ilegítimas, pois mantidas sem cumprimento do preconizado em seus estatutos. A começar pela Unibac (União das Associações), cujo presidente, diz Rosan, está indevidamente no cargo.

Governo desburocratiza documentação obrigatória

18/07/2017

O Diário Oficial da União publicou decreto simplificando o atendimento público, inclusive nas empresas. Fica determinado, por exemplo, que o usuário do serviço será dispensado de providenciar documentos que possam ser encontrados em bases oficiais de dados da administração pública federal.

Um fim de semana pra esquecer

17/07/2017

Acontecimentos lamentáveis - novamente - ao final do Encontro de Amigos (!!??) de Balneário Camboriú. Inclusive com agressões graves, sob risco de dolo físico além do provocado por meras bebedeiras. Deu até internação hospitalar e fraturas expostas.

Avenida Santa Catarina totalmente requalificada em 2018

17/07/2017

Implantação do sistema de esgoto e de drenagem pluvial acontece atualmente entre o Portal de entrada da cidade até o semáforo da Rua Leopoldo Leite. A obra custará R$ 6,3 milhões e deverá estar concluída em 2018, estabelecendo nova realidade para a entrada e saída de Camboriú.

Temer será salvo pela indolência parlamentar

17/07/2017

Mais do que as benesses orçamentárias, o presidente Michel Temer parece confiar na natural preguiça parlamentar de aliados, mas principalmente de opositores, que não comparecem e não dão quorum para a simples leitura da denúncia contra ele. São sócios da pizza.

Faixa de areia mais larga não é prioridade

16/07/2017

Vários questionamentos podem ser arrolados quanto à intenção insistente de aumentar a faixa de areia da Praia Central de Balneário Camboriú. E todos indicam a inutilidade da medida - devendo-se, antes, priorizar carências básicas mais fortes e presentes e só depois, quem sabe, pensar nela. Mas muito depois.

Passarela, enfim, com um uso inteligente

14/07/2017

Polícia Militar, Polícia Civil e a Guarda Municipal irão atuar de forma ainda mais integrada em Balneário Camboriú. A cidade agora conta com o Centro Integrado de Segurança, localizado na Passarela da Barra, na Barra Sul. O local, inaugurado na quinta-feira (13), deve dar mais agilidade nas ações das três forças de segurança.

MPSC pede afastamento de servidores da FAMAI (Itajaí)

14/07/2017

Superintendente e Diretor de Licenciamento teriam compactuado com o pagamento de propina com construtora através de empresa de consultoria ambiental da qual faziam parte até o ano passado para aprovar o empreendimento Porsche Design Towers Brava.

Reforma trabalhista; agora é incógnita de resultado

12/07/2017

A proposta altera mais de 100 pontos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), permitindo mudanças como a prevalência do acordado entre patrões e empregados sobre o legislado nas negociações trabalhistas. Prevê, além da supremacia do negociado sobre o legislado, o fim da assistência obrigatória do sindicato na extinção e na homologação do contrato de trabalho.

Que tal modificar a Festa dos Amigos?

12/07/2017

Cerca de 25 mil pessoas são esperadas neste sábado (15), na Festa dos Amigos, em Balneário Camboriú. Serão 120 barracas espalhadas na Avenida Atlântica, no trecho entre a Rua 2500 e a Praça Almirante Tamandaré, para celebrar o Aniversário de 53 anos da cidade.

Temer vai modificar partes da Reforma Trabalhista

12/07/2017

A reforma trabalhista aprovada pela Câmara e confirmada pelo Senado nesta terça-feira (11) ainda deve sofrer mudanças no Palácio do Planalto antes mesmo de entrar em vigor. Pelo menos oito pontos devem ser alvo de vetos ou sofrer alterações por meio de medida provisória.

Nova operação contém invasão de áreas urbanas

11/07/2017

A operação aconteceu na localidade da Vila Fortaleza, também conhecida como Brejo, no Bairro São Judas. Três casas em construção foram demolidas e um trailer em desuso, usado para demarcar território, foi retirado do local por caminhões da Secretaria de Obras.

2017: homicídios crescem em SC, diz SSP

11/07/2017

De 1º de janeiro a 30 de junho foram registrados 504 assassinatos, contra 447 em 2016, uma variação de 11,4%. Já os latrocínios tiveram queda de 24,2%. Foram 25 casos este ano contra 33 em 2016. Em 184 cidades de Santa Catarina a taxa de homicídios é zero - não houve registro de assassinato nestes municípios.

Os doidos varridos do planejamento urbano

10/07/2017

Chegará um momento do travamento da cidade por estrangulamento do seu sistema viário, com ou sem alargamentos de ruas, com ou sem novas passagens entre Camboriú e Balneário, seu principal gargalo - novas, entenda-se, alargamento dos túneis. Melhorará e, no entanto, não resolverá.

BC é a cidade mais segura do sul do Brasil

10/07/2017

No ano de 2016, Balneário Camboriú ocupava a 23º no ranking das cidades mais seguras do Brasil, subindo para 16ª em 2017. A atual posição no ranking qualifica Balneário Camboriú como a cidade mais segura de Santa Catarina e a mais segura do sul do Brasil.

Um legislativo (bem) mais transparente

10/07/2017

A Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú adotou diversas medidas durante os seis primeiros meses do ano visando o bom funcionamento do órgão e a melhoria do atendimento ao cidadão. Em breve, começa a funcionar a Rádio Câmara, em FM, na frequência de 101,5.

Colégio Ghislandi interditado por falta de segurança

10/07/2017

A Secretaria de Educação de Balneário Camboriú comunica que interditou por medida de segurança, o Centro Educacional Municipal Armando César Ghislandi, no Bairro Vila Real. Com isso, estão suspensas a partir desta terça-feira (11), as aulas dos 700 estudantes, do primeiro ao nono ano que frequentam o local.

Novo cemitério em Camboriú

10/07/2017

A prefeitura de Camboriú estuda a implantação de um novo cemitério na cidade, porque há falta de vagas nos cemitérios municipais. O situado no Rio do Meio pode ser ampliado ou poderá se destinar uma nova área para esta finalidade. Só depende de avaliação e de licenciamento ambiental.

João Rodrigues explica envolvimento de seu nome em prisão de estelionatário

08/07/2017

O parlamentar afirma que foram sócios em Chapecó, mas o criminoso não é e nem nunca foi seu genro. Houve outras vítimas envolvidas, em Santa Catarina e em outros estados. Ao final, João Rodrigues parabeniza a polícia de Goiás pela prisão realizada.

Guarda Municipal amplia número de prisões

08/07/2017

A Guarda Municipal realizou 584 prisões nos primeiros seis meses de 2017. No mesmo período do ano passado foram 356 prisões. Segundo o secretário de Segurança, isto não significa que as ocorrências cresceram, mas que a ação se ampliou, com o patrulhamento preventivo.

Boletos vencidos poderão ser pagos em qualquer banco

08/07/2017

A partir de segunda-feira (10), boletos vencidos poderão ser pagos em qualquer banco. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) começará a adotar, de forma escalonada, uma plataforma de cobrança que permite a quitação de boletos em atraso em qualquer agência bancária.

UBER não operará em BC ante lei aprovada

08/07/2017

O UBER não está com disposição de operar em Balneário Camboriú, em virtude de dispositivos de lei aprovada na Câmara. Segundo a empresa, em manifestação por escrito, a lei é abusiva, extrapola dispositivos legais e invade direitos constitucionais.

Justiça Eleitoral: adeus, processos em papel

07/07/2017

O Processo Judicial Eletrônico é um sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que já vem sendo utilizado por diversos outros ramos do Judiciário. Além da diminuição significativa de gastos, o sistema permite maior transparência e agilidade na tramitação dos processos.

O G20 e as metas sobre o clima no planeta

07/07/2017

Começou na manhã de hoje (7) em Hamburgo a Cúpula do G20, grupo que reúne os líderes das principais economias do mundo, em meio a protestos que já deixaram mais de uma centena de feridos. O G20 é formado por 19 países e a União Européia.

Genro do deputado João Rodrigues (PSD) é preso por estelionato

07/07/2017

O acusado é suspeito de praticar diversos crimes de estelionato nos Estados de Goiás, Pará e Santa Catarina, entre eles envolvendo compra de imóveis de luxo em condomínios fechados, veículos, embriões de gado de leite, e até um avião. O deputado, sogro dele, vai depor em Goiás sobre o caso.

Saudades do Piriquito?

06/07/2017

O Sindicato dos Servidores Públicos de Balneário Camboriú está convocando Assembleia Geral Extraordinária para o dia 17 de julho para discutir com associados 10 itens. Dentre eles, a proposta de negociação salarial, a ocorrência de exonerações sem motivação e prática de assédio moral contra servidores, funcionários em desvio de função.

A polêmica da compra de vagas em creches privadas

06/07/2017

Município resolveu licitar aquisição de vagas em creches particulares (0 a 3 anos), para suprir a demanda reprimida de mais de 1.100 crianças na rede municipal. A aquisição não suprirá a metade dessa demanda (436 vagas particulares). E as demais, ficarão como?

E não é que as coisas ruins também pioram?

05/07/2017

As ações dos COMUS (Conselho Municipal de Saúde) de Balneário Camboriú estão sob suspeita, segundo o Promotor de Justiça Rosan da Rocha. Tudo por causa da escolha do seu presidente - que continua o mesmo, considerada irregular, pois não houve eleição, como manda a lei. Todas as ações do COMUS são irregulares a partir disso.

PRF restringe serviços por falta de verba

05/07/2017

Entre as medidas estão o desativamento de unidades operacionais, a suspensão imediata de resgates e policiamento aéreo e a redução de patrulhamento terrestres. As medidas foram tomadas devido ao contingenciamento estabelecido no Decreto 9.018/2017, que dispõe sobre a programação financeira e orçamentária.

Saúde estadual com dívida de R$ 700 milhões

05/07/2017

O secretário Vicente Caropreso afirmou que o bloqueio de recursos da Secretaria de Saúde em função de decisões judiciais tem causado um transtorno muito grande à administração. Em 2016, mais de R$ 39 milhões em recursos da pasta foram retidos para cumprimento de decisões judiciais.

Temer atende recursos para obras em quatro cidades de SC

05/07/2017

Em audiência articulada pelo deputado federal Rogério Peninha Mendonça (PMDB/SC), na noite de terça-feira, dia 04, o presidente Michel Temer recebeu no Palácio do Planalto prefeitos e lideranças de Balneário Camboriú, São João Batista, Brusque e Ibirama.

Executivo quer OS dirigindo o Ruth Cardoso

04/07/2017

Através de um programa específico para incentivo a Organizações Sociais no município, o Executivo declara desejar entregar a uma delas a direção do Hospital Ruth Cardoso, além de descentralizar outras atividades de vários setores da administração pública.

Municípios descumprem lei e mantém lixões a céu aberto

04/07/2017

De acordo com levantamento do Ministério Público Estadual (MPSC), nenhum município que celebrou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para migrar do lixão a céu aberto para aterro sanitário, apresentou projeto de recuperação da área degradada na Fatma.

Vedados anúncios de vendas de imóveis sem incorporação

04/07/2017

Anúncios devem conter, obrigatoriamente, o número de incorporação do empreendimento no Cartório de Registro de Imóveis ou a informação de que se trata de empreendimento futuro que ainda não está à venda. SECOVI e SINDUSCON foram condenados, ainda, a indenizar a sociedade em R$ 100 mil por danos morais coletivos.

Vereadores de Camboriú querem investigar concessão da água

03/07/2017

A intenção é criar uma CPI para examinar a questão, a partir de dossiê que está sendo montado, com informações acumuladas desde janeiro deste ano pelos vereadores John Lenon, Márcio Pereira, Fabiano Olegário, Amilton Bianchet e Vilson Albino. Pretendem ir fundo, segundo revelam. Vai verter água pelo ladrão.

Advogado de Luzia se manifesta

02/07/2017

Ele diz, em nota enviada a jornal virtual, que vai demonstrar a regularidade do comportamento de Luzia no exercício do cargo de prefeita de Camboriú. Segundo ele, o patrimônio é fruto de quase 30 anos de trabalho em vários ramos de comércio e empresas da família.

Irresponsáveis no trânsito acham que aqui não há regras

02/07/2017

Maioria dos acidentes por embriagues ao volante em Balneário Camboriú são cometidos por motoristas de outras cidades e até de outros estados. Parece acharem que aqui é território livre para suas idiotices e podem tudo, desde dirigir embriagados até desrespeitarem nossas regras de segurança.

Banda larga fixa simplificada

02/07/2017

As empresas com menos de cinco mil usuários que utilizam cabo de cobre, fibra ótica ou radiação restrita não vão mais precisar obter autorização para prestar serviços de banda larga fixa. A medida faz parte de um conjunto que deve entrar em vigência em 60 dias.

Senado vota reforma trabalhista esta semana

02/07/2017

Outra matéria que está pronta para ser votada pelos senadores há várias semanas e pode ser finalmente concluída é a proposta de emenda à Constituição que torna estupro crime imprescritível. A PEC já foi aprovada em primeiro turno e precisa ser votada em segundo turno.

Celesc construirá novas e ampliará subestações na região

02/07/2017

Para a região do Vale do Itajaí, o plano de obras visa à implantação de cinco novas subestações em Itajaí, Itapema, Brusque, Timbó e Barra Velha. Sete ampliações em Blumenau, Ituporanga, Camboriú, Pomerode, Piçarras, Trombudo Central e Taió, além de mais cinco linhas de distribuição, em Brusque, Itapema, Piçarras, Timbó e Presidente Getúlio.

Hospital de Camboriú vai atender cirurgias eletivas

02/07/2017

O acordo prevê que a Prefeitura vai pagar R$ 35 mil mensais pela utilização, por meio de depósito judicial. Os recursos serão geridos pelo liquidante da Fundação e utilizados, entre outros, para o pagamento dos funcionários da agora extinta Fundação Hospitalar de Camboriú. O acordo fixa a utilização até dezembro deste ano. 

Base de Temer evita anunciar voto

02/07/2017

Planos de saúde perdem clientes, mas lucro sobre. Enquanto isso, a base de Temer no Congresso evita manifestar voto e deixa uma incógnita no ar. Em São Paulo, a infraero vê sobrepreço nas obras de Cumbica e Viracopos.

A moda agora é invadir palácios presidenciais

01/07/2017

Antes um automóvel com um jovem invadiu a área do Alvorada e tomou uma saraivada de tiros. Agora uma mulher bêbada pula o muro e entrar no terreno do Jaburu, onde mora Temer. Houve reação imediata da segurança, sem fatalidade. E se um grupo tentar invadir? Como reagirá a segurança?