Notícias - Agosto / 2018

O fim da poluição visual

14/08/2018

A prefeitura deflagrou uma operação de fiscalização, controle e retirada de placas e outdoors da cidade, nos casos em que representam pura poluição visual e cênica. Desde 2013 não ocorria algo parecido e, concordemos, passou tempo demais. Isto deve e precisa ser mais constante.

O Brasil virou uma mixórdia legal incompreensível

14/08/2018

No Brasil, leis sem fiscalização e até leis sem efeito prático existem aos montes. Poderíamos citar as mais óbvias e importantes, como a própria Constituição, burlada pelo todos os dias pelo STF ou os códigos de Trânsito e outros tantos; estatutos como o da criança e adolescente, do idoso e vamos por aí. Só fita, só enfeite.

Prazo final de definir candidatos é nesta quarta

14/08/2018

Além disso, os partidos políticos devem atentar para o último dia para providenciar a abertura de conta bancária específica destinada à movimentação de recursos na campanha eleitoral. O último dia para os partidos políticos e as coligações apresentarem à Justiça Eleitoral o requerimento de registro de candidatos é nesta quarta.

João Rodrigues liberado da prisão para registrar candidatura

14/08/2018

O deputado foi condenado pela segunda instância da Justiça Federal a cinco anos e três meses de prisão por dispensa irregular de licitação, quando ocupou o cargo de prefeito de Pinhalzinho (SC). Ele teve a pena confirmada pelo STF em fevereiro deste ano e iniciou o cumprimento da condenação.

Chacina de Canasvieiras foi vingança por dívidas

13/08/2018

As mortes foram uma forma de vingar os débitos acumulados por Leandro Gaspar Lemos, 44, com um dos suspeitos envolvidos no crime, afirmaram os responsáveis pelas investigações. O patriarca Paulo Gaspar Lemos respondia a quatro inquéritos por estelionato.

PM realiza operação em todo o Estado

13/08/2018

A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) desencadeou nos dias 10 e 11 (sexta-feira e sábado), em todo o Estado, a “Operação 4.000”. A ação policial teve como objetivo reduzir a criminalidade, em especial, a letalidade violenta, vias de fato, furto, roubo, bem como fatos relacionados com a violência contra mulheres.

Perseguição, tiroteio e prisão

12/08/2018

A Polícia Militar de Camboriú, com apoio do 12. Batalhão de Balneário Camboriú, prendeu dois criminosos na noite deste sábado, dia 11 de agosto, após troca de tiros e uma perseguição, durante a Operação 4000. Os dois criminosos têm extensa ficha na polícia.

Um histórico de eleição para pensar

12/08/2018

Surpreendente o fato de a região da Amfri ter lançado, por vários partidos, 15 candidatos à Assembleia Legislativa. Na eleição passada eram 12 e elegemos apenas um, pelas beiradas. A dispersão de votos pode comprometer a nossa representatividade mais uma vez.

Tentativa de homicídio na Avenida Atlântica

12/08/2018

Na sexta-feira, 10, por volta das 5h15, a Polícia Militar foi acionada via Central de Emergências – 190 para atender uma ocorrência de disparo de arma de fogo com vítima na Avenida Atlântica, na Barra Sul, em Balneário Camboriú. 

Almoço com a imprensa e propósitos expostos

11/08/2018

O vice-prefeito Carlos Humberto Metzner Silva, candidato à Assembleia Legislativa, recebeu jornalistas num almoço informal para falar sobre suas ideias e propostas, se eleito. Uma de suas propostas é permanecer independente do governo, independente de quem se eleja, não indicando ninguém para o Executivo.

Ato de improbidade é crime imprescritível

09/08/2018

A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), mudando entendimento inicial, decidiu que não há prazo para protocolar ações de cobrança de danos causados por agentes públicos ou privados em casos envolvendo atos de improbidade administrativa.

Lei contra maus-tratos de animais

09/08/2018

Projeto aprovado pelos vereadores de Balneário Camboriú, de autoria dos vereadores Juliethe Nitz e Lucas Gotardo, prevê multa para maus tratos e crueldade contra animais e sanções administrativas a serem aplicadas a quem os praticar, sejam pessoas físicas ou jurídicas.

A arte de engolir sapos

09/08/2018

Indisfarçável, até publicamente, o constrangimento de lideranças tucanas do baixo clero e até da cúpula estadual com os arranjos determinantes da coligação majoritária estadual. Sem meias palavras, manifestaram-se nomes fieis ao partido, como Luzia Coppi Mathias e Leandro Índio da Silva.

Só em 24 Câmaras Municipais do Brasil mulheres são maioria

09/08/2018

O Congresso brasileiro tem atualmente 54 mulheres entre 513 deputados federais e 12 entre 81 senadores. Em 1.286 dos 5.568 municípios, não houve nenhuma mulher eleita para o cargo de vereador. Além disso, apenas em 24 municípios as mulheres representam a maioria dos eleitos para o Legislativo municipal.

Criciúma: prisões por fraudes em depósitos judiciais

09/08/2018

Operação Perfídia, da PF, investiga fraudes em depósitos judiciais no sul do Estado, ocorridas ao longo de oito anos (desde 2010 até 2018), desviando mais de dez milhões de reais, através do envolvimento de pessoas e empresas no movimento dos recursos.

1.800 processos parados no TJSC

09/08/2018

O Tribunal de Justiça julgou mais processos do que os ingressados durante o primeiro semestre deste ano e registrou incremento de produtividade de 13,8 por cento em relação ao mesmo período de 2017. De janeiro a julho deste ano foram julgados 81.958 processos, contra 71.208 que deram entrada.

Os nomes das principais coligações nesta eleição

08/08/2018

Como é bíblico, muitos são os chamados e poucos serão os escolhidos. Há partidos que lançaram candidaturas na suficiência mínima, outros resolveram ir no máximo, em função de coligações. Vê-se, em muitos nomes, uma repetição de poder entre poucos.

Jaraguá do Sul: realidades antagônicas na criminalidade

08/08/2018

A cidade vai de um pólo a outro numa mesma realidade – a violência, separando números alentadores quanto a homicídios e desastrosos quanto a estupros, violência doméstica e agressões sexuais. Bom lembrar que Jaraguá do Sul é considerada uma das cidades mais pacíficas do país.

Águas de Camboriú vistoria rua com moradores

08/08/2018

Na terça-feira (7), o gestor operacional da Águas de Camboriú, Gabriel Balparda Fasola, e técnicos do Departamento de Engenharia da concessionária vistoriaram o andamento dos serviços. A inspeção foi solicitada pelos moradores da via, que reivindicavam melhorias antes da conclusão dos serviços.

Um dia de cidadania no Conde Vila Verde

08/08/2018

O Dia das Águas mobilizou a comunidade do Conde Vila Verde, em Camboriú, no sábado à tarde. Com o objetivo de oferecer saúde e cidadania à população do bairro, a ação promoveu uma série de serviços gratuitos, como corte de cabelo, teste de hepatite, dicas de saúde, doação roupas, além de recreação para as crianças e jovens.

Emprego formal fecha positivo em Camboriú

08/08/2018

O saldo de empregos formais em Camboriú fechou positivo no primeiro semestre de 2018. Segundo dados emitidos pela Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), 2.873 pessoas foram contratadas e 2.688 demitidas

Câmara de Balneário inova e moderniza serviços

08/08/2018

Os servidores da Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú iniciaram nesta semana uma capacitação para uso do novo sistema a ser implantado na Casa. A capacitação é a última de quatro etapas para a implantação do sistema, que iniciou com a migração e adaptação dos dados existentes.

Sacanearam o Paulo Bauer. E foi o PSDB mesmo.

07/08/2018

Os meandros dos bastidores culminados nas mudanças esquisitíssimas da eleição estadual para o governo de SC estão escancarados num vídeo gravado e distribuído à imprensa pelo senador Paulo Bauer (PSDB), inicialmente postulante ao governo e agora candidato à reeleição.

Sem planejamento fica difícil

07/08/2018

Rua Dom Daniel: açodaram sua dita requalificação e então erraram no primário: o lado da ciclofaixa. Estão mudando e nem se fala em custo inútil de um serviço mal feito, mas no receio de repetição em situações mais sofisticadas. Quem não pode o pouco, não pode o muito.

E o Rio Peroba, afinal, continua poluído e poluente

07/08/2018

Nenhum governo deu ao Peroba a atenção devida, tanto quanto ao Canal Marambaia e ao próprio Rio Camboriú, o que anula euforias em torno de alargamento da orla, pois sem sanear primeiro isso de nada resolverá na vida da cidade. Apesar disso, promessas vão acontecendo.

Lançada licitação para Zona Azul de Balneário

07/08/2018

Lançado edital de contratação de empresa responsável pelo estacionamento rotativo de Balneário Camboriú, com abertura prevista para 10 de setembro. Serão de 2.895 vagas, inicialmente, em três etapas. Idosos e deficientes estão isentos de cobrança e ainda terão vagas específicas.

O baile eleitoral com as músicas que ninguém gosta

06/08/2018

Os dois nomes mais fortes ao governo, Mariani e Merísio, compuseram o governo de Colombo. Ambos ajudaram na atuação e nos resultados. Hoje, ambos criticam o mesmo governo de que participaram e acentuam erros crassos havidos no seu curso - em quase todas as áreas.

PM reage a represálias de criminosos

06/08/2018

Segundo o comando da PMSC, foi organizada uma atuação de antecipação aos eventos, convocando unidades táticas do interior do Estado para ação nos pontos mapeados pela inteligência, dando conta das intenções e planejamentos de represálias pelos criminosos contra prédios públicos e agentes de segurança. 

Camboriú fiscaliza obras abandonadas

05/08/2018

Os fiscais da Secretaria de Planejamento Urbano, da Prefeitura de Camboriú, estão fazendo uma fiscalização rigorosa nas obras abandonadas do município. Na semana passada, uma construção que estava parada há anos foi demolida na rua Jesuíno Anastácio Pereira, no Bairro Areias.

Fucam fiscaliza infrações ambientais

05/08/2018

Cortes isolados de árvores, supressão de vegetação, terraplanagem sem autorização, atuação de empresas privadas sem licença ambiental. Todos os exemplos citados são infrações ambientais, fiscalizadas diariamente pela equipe da Fundação do Meio Ambiente (Fucam) de Camboriú. 

Adolescentes conduzidos por tráfico de drogas

03/08/2018

Guarnição da Guarda Municipal, em patrulhamento preventivo, abordou um homem e dois menores na Avenida Atlântica, proximidades do quiosque 13 e flagraram posse de ecstasy, crack, cocaína e maconha.

Descumprimento de medida protetiva

03/08/2018

GM atendeu ocorrência de descumprimento de medida protetiva na Rua Biguaçu, Bairro dos Municípios. Mas a própria vítima alegou que não mais desejava a manutenção da medida contra o autor do descumprimento.

Roubo de carro, perseguição e prisão dos ladrões

03/08/2018

Roubo de carro, perseguição policial com cerco no Bairro Monte Alegre, tiros entre PM e ladrões. O veículo foi roubado na Rua 1500, em Balneário Camboriú. Os três ladrões foram presos pela PM após a perseguição.

Justiça condena quadrilha que adulterava leite

01/08/2018

Foram condenados os 16 integrantes de uma organização criminosa de Mondaí especializada na adulteração de leite bovino denunciada pelo Ministério Público de Santa Catarina, após investigação do GAECO na Operação Leite Adulterado II, em 2014.

Vacinação contra o susto da volta dos surtos

01/08/2018

Doenças já erradicadas no Brasil voltaram a ser motivo de preocupação entre autoridades sanitárias e profissionais de saúde. Baixas coberturas vacinais, de acordo com o próprio ministério, acendem sinal de alerta no país. A partir da próxima segunda-feira (6), todas as crianças com idade entre 1 ano e menores de 5 anos devem ser levadas aos postos de saúde para receber a dose contra a pólio e também contra o sarampo.

TCE torpedeia licitação da Emasa

01/08/2018

Ficam sempre perguntas: licitações com valores significativos deveriam passar por exames bem profundos, de valores, formas e métodos. O Conselho de Administração foi ouvido e opinou a respeito? Houve um parecer jurídico sobre os termos da licitação? A comissão de licitação disse o quê?

Condenados em segunda instância estão fora da eleição

01/08/2018

Segundo Luiz Fux, presidente do TSE, a realidade é uma só: político condenado em segunda instância não pode ser candidato e fim. É a lei e não se discute. Para ele, qualquer candidato não pode forçar uma situação e achar que pode ser candidato sub judice. Esta figura não existe, concluiu Fux.

O que parecia fácil de resolver, mas era só conversa

01/08/2018

Situações de tempos atrás continuam vergastando o governo municipal. Problemas cujas soluções não são tão simples, embora antes parecessem, açoitam a administração, que se vê às voltas com conflitos de gestão. Parecia tudo tão fácil...

Enfim, água para Estaleiro e Estaleirinho

01/08/2018

A partir deste dia 2, a EMASA iniciará os testes da rede de abastecimento de água nas praias do Estaleiro e Estaleirinho. A avaliação servirá para verificar se a tubulação está em pleno funcionando, já que uma parte da rede é antiga.

STF define idade mínima para ingresso no ensino fundamental

01/08/2018

As regras definiram que a matrícula no primeiro ano do ensino fundamental só pode feita se a criança tiver completado 6 anos de idade até o dia 31 de março do ano da matrícula. Dessa forma, se ainda tiver 5 anos, a criança deve continuar na educação infantil até completar o critério.

Brasil: 147.302.354 eleitores

01/08/2018

Crescimento do eleitorado foi de 3,14 por cento desde 2014. Em Santa Catarina, 5.070.212 eleitores de 295 municípios poderão votar nas Eleições 2018. Desse total, 63,44 por cento já realizaram o cadastramento biométrico. O estado de São Paulo continua a ser o maior colégio eleitoral do país, com 33.040.411 votantes.

Desperdício de comida: tristes recordes

01/08/2018

Países ricos e pobres desperdiçam na mesma proporção, a diferença é a forma: nos subdesenvolvidos, 40% das perdas acontecem na colheita e no transporte. Já nos países desenvolvidos, a mesma proporção é desperdiçada no consumo, de acordo com a FAO.