Notícias - Abril / 2018

Bombinhas quer mudar Conselho Gestor da TPA

24/04/2018

Bombinhas propõe a reestruturação do Conselho Gestor da Taxa de Preservação Ambiental (TPA) lançando edital propondo a participação da sociedade civil em sua composição. O objetivo a participação de cinco entidades representantes da sociedade civil organizada, além dos cinco representantes do Poder Público.

Dresch: o mito da boa gestão de Colombo acabou

24/04/2018

Segundo o deputado Dirceu Dresch, líder do PT na Assembleia Legislativa, as últimas medidas de Eduardo Moreira mostraram o mito da boa gestão de Raimundo Colombo. Segundo o parlamentar petista, SC tem a quarta pior situação fiscal do Brasil e Colombo governou com jeitinhos e manobras para fechar as contas.

Tráfico de drogas e furto em comércio

24/04/2018

Furto em comércio no Bairro dos Estados e tráfico de drogas no Centro, na rua 3700, são alterações atendidas. Nos dois casos, segundo o boletim da PM, os envolvidos possuem várias passagens policiais.

Tentativa de furto em comércio central

24/04/2018

Na madrugada desta terça, 24, denúncia através do telefone 153 levou a GM a atender ocorrência de tentativa de furto em comércio do centro da cidade (rua 1400). A chegada da guarnição provocou a tentativa de fuga do autor, abordado pelos guardas em seguida.

17,3 milhões de jovens brasileiros vivem na pobreza

24/04/2018

Mais de 40 por cento de crianças e adolescentes de até 14 anos vivem em situação domiciliar de pobreza no Brasil. Em relação àqueles em extrema pobreza, o número chega a 5,8 milhões de jovens. O que caracteriza a população como pobres e extremamente pobres é o rendimento mensal domiciliar per capita.

Creches: dificuldade de preencher vagas compradas

24/04/2018

Algo em torno de 50 vagas não foram procuradas por pais inscritos na Fila Única para preenchimento das 125 vagas nos Núcleos de Educação Infantil (creches) de Balneário Camboriú. A prefeitura lança uma segunda chamada nesta quarta. Se os pais inscritos não comparecerem, perdem a vaga e a criança sai da fila.

Conservador é o novo presidente do Paraguai

23/04/2018

Mario Abdo Benítez, de 46 anos, pertence ao Partido Colorado e é filho do ex-secretário particular do ditador Alfredo Stroessner e prometeu prosseguir na atração de investimentos estrangeiros no país, além de empresas, principalmente brasileiras, a fim de manter o crescimento de 6 por cento da economia do país.

SC: mais inativos que ativos na folha

23/04/2018

SC tem mais servidores na inatividade do que na atividade e a extinção do IPESC pelo então governador Luiz Henrique da Silveira, em 2008, unificando seu caixa ao caixa do Tesouro do Estado, foi a fonte de toda a situação de desequilíbrio orçamentário, pois o instituto garantia a sobrevivência sem onerar o Tesouro.

Agrediu pai e irmã

23/04/2018

Na Rua Corupá, patrulhamento da GM atende ocorrência de homem que agrediu pai e irmã, sob efeito de drogas. Um adolescente foi flagrado na direção de um veículo cuja propriedade não soube explicar. Houve também ocorrência por violência doméstica no Bairro das Nações.

Estupro, roubos e violência doméstica

23/04/2018

Ações da PM no final de semana: violência doméstica em reincidência, prisão de foragido do sistema penitenciário, ameaça contra mulher, prisão de homem com denúncia de abuso contra filhas e irmãs. Finalmente, roubo de celular em pleno Centro da Cidade, na rua.

Delito diferente: roubar bandeira

23/04/2018

Homem arriou a bandeira do Paraná na Praça das Bandeiras e, abordado, afirmou ter achado no chão. É o tipo de delito realmente inusitado - patriótico, até -, mas ele tem 21 BOs por delitos como furto, posse de drogas, homicídio, lesão corporal e receptação. Ficha pesada, delito leve.

Juíza nega visitas a Lula

23/04/2018

A juíza da 12. Vara Federal de Curitiba negou visita de Dilma Rousseff e comissão de deputados a Lula, nesta segunda-feira. Afirmou não existir motivos para isso. Negados também pedidos de visita de Ciro Gomes, Gleise Hoffmann e Eduardo Suplicy, além de Pérez Esquivel e Leonardo Boff. Na seca.

Reforma trabalhista por decreto

23/04/2018

O governo deve editar nos próximos dias um decreto para ajustar pontos polêmicos da reforma trabalhista. São trechos alterados pela MP 808/17, em vigor desde novembro do ano passado, mas perderão a validade a partir desta terça (24), já que o Congresso perdeu o prazo para transformar a MP em Lei.

Refinanciamento de débitos de MEIs está valendo

23/04/2018

A adesão ao programa poderá ser feita até o dia 9 de julho de 2018, de acordo com os procedimentos que serão estabelecidos pela Receita Federal, PGFN, Estados e Municípios. Os débitos apurados no Simples Nacional até a competência de novembro de 2017 poderão ser parcelados em até 180 parcelas mensais.

Novo Código de Processo Penal: pena após segunda instância

22/04/2018

Reforma do Código de Processo Penal em discussão na Câmara, já aprovada no Senado. Mudanças nos prazos de interceptações telefônicas e prisão preventiva e também estabelecendo apenas uma vez para apresentação de embargos de declaração. Confirma também execução da pena após segunda instância. Mas também quer tirar do Ministério Público as investigações, deixando-as para delegados de polícia.

Dengue é preocupação em Itapema

22/04/2018

Considerando a situação epidemiológica da dengue em Itapema, com a confirmação de sete casos autóctones nas últimas semanas, conforme o boletim epidemiológico n° 07/2018, o município solicitou apoio da Secretaria de Estado da Saúde para ações de bloqueio contra o mosquito Aedes aegypti.

Homicídio em Camboriú nesta sexta

21/04/2018

Um homem foi vítima de homicídio na noite desta sexta-feira, dia 20 de abril, no Bairro Cedro, em Camboriú. O crime ocorreu na Rua Leopoldino Souza, por volta das 19h16min.  A vítima possuía uma passagem por tráfico de drogas, além de quatro passagens por posse.

Caminhões batem e incendeiam na BR-101

21/04/2018

O acidente ocorreu na madrugada deste sábado, 21, na altura do quilômetro 131 da BR-101, em Balneário Camboriú. Não houve vítimas. Os dois motoristas conseguiram sair dos veículos. Polícia e bombeiros atenderam a ocorrência. O tráfego ficou interrompido para o atendimento.

Vigilância sanitária fiscaliza comércio nos Gideões

21/04/2018

Ônibus e venda de alimentos serão vistoriados. A equipe fará fiscalizações e repassará orientações diariamente, das 7 às 23 horas. Equipes irão verificar questões sanitárias nos veículos que chegarão a cidade, repassar orientações de saúde e fiscalizar barracas com comércio de alimentos.

MPSC suspende obra imobiliária na Praia Brava

21/04/2018

O terreno de 27 mil m² foi permutado com a Pasqualotto Construtora, para erguer empreendimento com oito torres de oito andares cada, com total de 263 apartamentos, 12 salas comerciais e 969 vagas de garagem. A obra suprimiria toda a área de restinga, inclusive espécies ameaçada de extinção.

Operação da GM interdita estabelecimentos no Centro

21/04/2018

De acordo com o secretário de Segurança, Antônio Gabriel Castanheira, o intuito da operação é inibir a venda de bebidas para menores na região Central e acabar com venda de entorpecentes na orla. Foram fiscalizados 10 estabelecimentos, sendo sete interditados por falta de alvará da Policia Civil.

Conselho Tutelar de Camboriú vive momento tenso

20/04/2018

Em Camboriú, o Conselho Tutelar está sediado num imóvel cujo aluguel não é pago há seis meses pela prefeitura. Segundo repercutiu na Câmara Municipal, já houve atrasos de pagamentos de telefone, energia e outros, comprometendo o bom funcionamento e deixando os conselheiros em permanente tensão.

Operação Viagem Paga em Itapema

20/04/2018

Nesta quinta a Polícia Civil, através da DIC, cumpriu mandado de busca e apreensão na Câmara Municipal de Itapema, deflagrando a segunda fase da Operação Viagem Paga, com referência ao pagamento, em legislaturas anteriores, de diários de vereadores para cursos fictícios em outros estados.

PSDB lança Paulo Bauer ao governo

20/04/2018

Em reunião ampliada, Executiva Estadual lança o nome do Senador Paulo Bauer como pré-candidato ao governo do Estado na eleição deste ano. É mais do mesmo. Suas chances são remotas de chegar à vitória e se outros nomes fossem escolhidos, as chances seriam as mesmas, exceção de Napoleão Bernardes.

Médico de Camboriú: salário de gari

20/04/2018

Processo seletivo de Camboriú oferece a médicos remuneração 90 por cento menor que o piso nacional da categoria. Todas as outras especialidades estão com índices referenciais menores que os pisos das respectivas categorias, o que praticamente inviabiliza a ocupação das vagas.

Flanelinha ameaça e tenta agredir

20/04/2018

Guarnição da Guarda Municipal surpreendeu flanelinha, na Rua 910, tentando agredir homem com um pedaço de pau por ter se negado a pagar pela vaga. O abuso continua em vários pontos da cidade, principalmente no entorno da Igreja Matriz Santa Inês.

Aviso: PGC pode agir contra PMs

20/04/2018

Segundo aviso postado no WhatsApp do 12. Batalhão da Polícia Militar, em Balneário Camboriú, a área de inteligência detectou mobilização de membros do PGC para ataques a agentes de segurança pública, em represália às operações dos últimos meses. Os ataques podem atingir também casas de policiais.

130 mil imóveis serão recadastrados

19/04/2018

A prefeitura de Balneário Camboriú iniciou o recadastramento de 130 mil imóveis na cidade, começando pela Barra Sul. Em oito meses, dizem, os serviço estará completo. Interessante saber que há tantos imóveis para recadastrar e mais ainda por este serviço, tão necessário, ter demorado tanto desde sempre.

FGTS Camboriú: liberação até esta sexta

19/04/2018

Os beneficiados são os moradores atingidos pelas chuvas de janeiro e já cadastrados na época. A listagem completa com ruas e casas atingidas pode ser conferida diretamente no site da Prefeitura de Camboriú. Atendimento das 112 às 18 horas, de acordo como calendário por bairros.

Vereador Mirim de BC: eleição à vista

19/04/2018

Estão inscritas no programa 18 escolas da cidade. O aluno, para participar, deve estar matriculado numa delas. A campanha irá de 23 a 30 de abril e a eleição está prevista para a primeira semana de maio. A posse será dia 24 de maio, no plenário da Câmara Municipal.

Crimes de trânsito: penas maiores, efeito zero

19/04/2018

Lei vigora a partir deste dia 19, ampliando as penas mínimas e máximas para quem provocar acidente com morte sob efeito de álcool ou outras drogas, mesmo culposo. No fundo, pouco resolve, pois sem fiscalização rigorosa, como afirmam especialistas, as penas não terão efeito prático.

Gastos da folha do Estado: a ponta do iceberg

19/04/2018

Para a oposição a situação nem é nova, pois muitos alertas sobre isso foram lançados durante o governo de Raimundo Colombo. Apesar disso, gastos foram feitos à revelia das dificuldades, principalmente em publicidade. Deputado Caropreso acha que governo deveria fechar todas as ADRs.

Vacinação contra gripe começa dia 23

19/04/2018

A meta é vacinar 54 milhões de pessoas. Para tanto, foram adquiridas cerca de 60 milhões de vacinas. O objetivo é atuar no período de maior propagação do vírus: na transição entre o outono e o inverno. Principalmente para idosos, gestantes, crianças com idades entre seis meses e 5 anos, trabalhadores da saúde, professores, povos indígenas, puérperas, adolescentes e adultos privados de liberdade.

Zé Dirceu deve retornar à prisão

19/04/2018

O TRF4 rejeitou mais um recurso do ex-ministro José Dirceu, os embargos infringentes que ele havia interposto contra sua condenação a 30 anos e nove meses de prisão pelos crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e participação em organização criminosa, no âmbito da Operação Lava Jato.

BC estuda pagamentos instantâneos via celular entre bancos

19/04/2018

O Banco Central (BC) estuda um modelo de pagamentos instantâneos no Brasil. A ideia é que pessoas e empresas possam transferir dinheiro em tempo real, sem restrição de horário ou forma de pagamento. o sistema chamado de P2P – sigla em inglês para peer-to-peer, que são transações diretas entre pessoas e empresas.

Dois condenados por atear fogo em mulher

18/04/2018

O caso ocorreu em Brusque em maio do ano passado. Dois homens atearam fogo em uma mulher por causa de drogas e relações amorosas. A condenação se deu pela prática de crime com motivo torpe, crueldade e por ocultação de cadáver.

Lula perde último recurso no TRF4

18/04/2018

A Oitava Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) rejeitou nesta quarta (18), por unanimidade, o último recurso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na segunda instância contra a sua condenação por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do triplex no Guarujá (SP).

Saúde de SC: repasses certos

18/04/2018

Por unanimidade, os deputados estaduais catarinenses aprovaram em primeiro turno o Projeto de Lei 90/2016 que estabelece prazos para a transferência de recursos para o Fundo Estadual da Saúde. O objetivo é evitar atrasos ou repasses em valores a menor para a Secretaria de Estado da Saúde.

Moreira dá peitaço e reduz ICMS

18/04/2018

Para aumentar a competitividade de SC, já que a maioria dos outros estados têm alíquotas de 12 por cento enquanto SC mantém 17 por cento em suas operações de mercadorias comerciais, industriais e prestação de serviços, o governador Eduardo Pinho Moreira decidiu, por MP, reduzir a alíquota estadual.

Estado reduz cargos para economizar

18/04/2018

Conforme Eduardo Moreira, ao ultrapassar o limite prudencial da LRF com a folha, o Estado pode ficar impedido de receber transferências voluntárias do Governo Federal e até mesmo de contratar operações de crédito, por exemplo. Por isso, enxugamento é necessário, inclusive com redução de cargos.

Indústria da multa

18/04/2018

TCE constatou em algumas cidades, inclusive Itajaí, estudos técnicos insuficientes para definição dos locais para instalação de radares e lombadas eletrônicas, ausência de fiscalização de contratos e de comprovação da aplicação dos recursos arrecadados com as multas.

Reduzir a máquina ou aumentar impostos? Ou ambos?

18/04/2018

A realidade é que as vantagens de servidores, tidas e havidas como o bode expiatório das pressões sobre o orçamento de Balneário Camboriú, eram fatores conhecidos antes do atual governo assumir. Portanto, preparados para isso deveriam estar. Mas parece que ainda taxiam na pista para levantar voo.

Refis, a favor de devedores e contra pagadores em dia

17/04/2018

Um novo Refis, dentre os tantos e tantos ao longo de todos os governos municipais, entra na Câmara Municipal nesta quarta, 18, para ser discutido e votado. A sequência de programas assim só comprovam que não dá certo, ou não se repetiriam tanto e, em geral, envolvendo os mesmos devedores de sempre.

Congresso pode comprometer contas públicas

16/04/2018

Há aproximadamente 60 projetos em tramitação na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado que tratam da concessão de benefícios tributários ou perdão de dívidas. Impacto fiscal de R$ 667 bilhões até 2020 – são R$ 200 bilhões em 2018, R$ 229 bilhões em 2019 e R$ 238 bilhões em 2020.

Apesar de tudo, Doria lidera em São Paulo

16/04/2018

A disputa de João Doria em São Paulo, líder das pesquisas do Datafolha, é com Paulo Skaf, do MDB. O petista Luiz Marinho não passa dos 8 por cento das preferências. Mas os líderes nas preferências, são também líderes nos índices de rejeição: 34 e 33 por cento, respectivamente.

Só um dia para compensações de cheques

16/04/2018

A partir desta segunda, 16, a compensação de cheques de qualquer valor na rede bancária terá que ser de apenas um dia útil. O processo por imagem reduziu o tempo e os gastos com transporte, eliminando as trocas físicas que antes eram feitas. Em 2017, foram compensados 494 milhões de cheques.

Rua Corupá, de novo...

16/04/2018

A Rua Corupá continua rendendo noticiário policial no tráfico de drogas.Desta vez, rendeu também a prisão de um indivíduo com mandado de prisão ativo no RS.

Preso autor de roubos sequenciais em lojas de roupas

16/04/2018

Guarda Municipal, acionada por um gerente de loja, prendeu autor de roubos sequenciais em seu comércio nos últimos dias. Ele ameaçava com uma suposta arma dentro da mochila.

Migração: DEM ganha, PT, PSDB e PMDB perdem

15/04/2018

Pelo menos 85 deputados federais migraram para outras legendas para disputar a eleição deste ano. O partido que mais ampliou sua bancada foi o DEM, com 12 novos parlamentares. O PP ganhou mais oito. PMDB perdeu sete.

Tiroteio no Nova Esperança: um morto

15/04/2018

Na madrugada deste sábado, 14, PM chamada para ocorrência no Ruth Cardoso. Lá, um homem baleado deu entrada. Foi alvejado num local de eventos no Bairro Nova Esperança. Conduzido ao hospital, não resistiu aos ferimentos e morreu. Tinha longa lista de delitos praticados registrados.

Exigências da Autopista causam prejuízos a comerciantes

14/04/2018

Comerciantes das marginais à BR 101, em Balneário Camboriú, estão sofrendo queda de vendas, por causa da imposição da Autopista e PRF de proibir o estacionamento nos espaços até aqui ocupados. Há prejuízos de até 30 por cento nas vendas, segundo alguns empresários.

Terceira Região da PM tem novo comandante

14/04/2018

O Coronel Ricardo Carlos Meyer assume o comando de três Batalhões da Polícia Militar (BPM), sendo eles o 1. BPM de Itajaí, o 12. BPM de Balneário Camboriú e o 25. BPM de Navegantes, com abrangência de 15 cidades do litoral norte Catarinense.

PM encerra Operação Veraneio

14/04/2018

Nesta temporada, a operação foi prorrogada em razão da sequência de feriados e quantidade de turistas na cidade. A Operação Veraneio 2017/18 totalizou 13.476 ocorrências atendidas em Balneário Camboriú, uma redução de 0,4 por cento em relação à Operação anterior.

Homem preso por tentativa de homicídio

14/04/2018

Preso temporariamente homem acusado de agredir com chutes na cabeça quando a vítima já estava inconsciente, causando traumatismo craniano, lesões e cortes na face. Apesar disso, ficou solto por falta de mandado de prisão, afinal expedido.

Justiça pressiona manifestantes em Curitiba

14/04/2018

O Tribunal de Justiça do Paraná determinou que os manifestantes acampados nos arredores da sede da Polícia Federal, em Curitiba, onde o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva está preso, devem pagar multa diária de R$ 500 mil, caso não cumpram ordem judicial de deixar a área.

Homem conduzido pela GM por ameaça à ex-companheira

13/04/2018

O atendimento foi no Bairro das Nações, rua Paraguai. Lá, homem ameaçava sua ex-companheira de morte, após agressão. Foi preso e conduzido. A pergunta: de que adiantam medidas protetivas?

Homicida condenado capturado na Rua Corupá

13/04/2018

Em patrulhamento preventivo, numa dessas casualidades da vida, a GM deparou, na Rua Corupá, com pessoas suspeita e características semelhantes a um traficante. Abordando o elemento, constatou ser um condenado por homicídio qualificado em Pernambuco.

Conservação de escolas precisa de mais ação

13/04/2018

Imagens chocantes das instalações do Centro Educacional Municipal Ariribá demonstram a carência de medidas simples de manutenção ao longo do tempo. Agora foi lançado edital de licitação para recuperar a escola, mas chegar a esse ponto demonstra que algo falhou. E feio.

A penúria financeira vai longe...

13/04/2018

No projeto em combinação com o município de recuperar escolas, o Sinduscon se quebra todo para juntar R$ 140 mil dos seus associados para pagar as obras combinadas. Até agora só recolheu R$ 46 mil (ou 30 por cento, pouco mais, pouco menos). Para as euforias da construção civil da Dubai Brasileira é esquisito.

PF atinge PT e MDB em nova operação

12/04/2018

A chamada Operação Rizoma, que conta com a participação do Ministério Público Federal, investiga os crimes de lavagem de dinheiro, evasão de divisas e corrupção, por meio de investimentos malsucedidos que geraram prejuízos aos fundos de pensão Postalis, dos Correios, e Serpros, do Serpro.

Resumo nacional 12 abril

12/04/2018

Inquérito contra Alckmin vai à Justiça Eleitoral, livrando-o da Lava Jato. A desigualdade do Brasil deixa país estagnado. Delegados da Polícia Federal querem Lula longe de Curitiba.

Fraudes em institutos de previdência municipais

12/04/2018

PF deflagra operação. O objetivo é apurar fraudes envolvendo a aplicação de recursos de Institutos de Previdência Municipais em fundos de investimento que contém, entre seus ativos, debêntures sem lastro, emitidas por empresas de fachada. Expedidos 60 mandatos de busca e apreensão e 20 de prisão temporária. Inclusive em SC.

Novas vagas em creches particulares

12/04/2018

Ofertadas por convênio mais 125 vagas em creches particulares, totalizando as programadas 436 novas vagas na educação infantil de Balneário Camboriú. A demora foi para adequação das creches privadas.

A audiência pública da Havan

11/04/2018

Houve reclamações de que o empresário Luciano Hang trouxe alguns ônibus de gente sua para tomar de assalto o plenário da Câmara. E é verdade. Afirmaram ser gente de outras cidades, principalmente de Brusque. Há um detalhe: isto não é proibido. Por isso se chama audiência pública.

TJSC quer criar quase 500 novos cargos

11/04/2018

Em SC, são 2,7 milhões de processos distribuídos nas 111 comarcas. A estrutura das comarcas é Integrada atualmente por 373 juízes e, apesar disso, o Estado tem a melhor produtividade na área judicial, mas é também o de maior taxa de congestionamento de processos.

Resumo de notícias nacionais 11 abril

11/04/2018

STF ainda está pensando se vai indiciar Aécio por corrupção. No Rio, falta dinheiro para prosseguir com as operações contra o crime. E na Cúpula das Américas, parte dos países componentes querem rejeitar a eleição venezuelana, tida (!!) como cheia de malandragens bolivarianas para garantir Maduro.

Lesão por arma de fogo na Rua Angelina (I)

11/04/2018

Nesta terça-feira, 10, por volta das 21h, a Polícia Militar foi acionada via Central de Emergências 190 para atender uma ocorrência com disparos de arma de fogo na Rua Angelina, no bairro dos Municípios, em Balneário Camboriú. Homem foi atingido no joelho direito.

Lesão por arma de fogo na Rua Angelina (II)

11/04/2018

Nesta terça-feira, 10, por volta das 22h40, a Polícia Militar foi acionada via Central de Emergências 190 para atender outra ocorrência de disparos de arma de fogo na Rua Angelina, no bairro dos Municípios, em Balneário Camboriú. A vítima foi atingida no joelho esquerdo.

GM prende membro do PGC traficando em BC

11/04/2018

Após observação pelo sistema de monitoramento dos totens, a Guarda Municipal abordou, em pleno Centro, ação de tráfico envolvendo menores e um elemento que se declarou membro do PGC. O maior foi preso por aliciamento de menores e os menores encaminhados para as providências (daqui a pouco voltam às ruas).

Seletivo para contratação na prefeitura de Camboriú

11/04/2018

O período de inscrições para o processo seletivo para contratação de diversos cargos na prefeitura de Camboriú continua até 18 de abril. Interessados devem se inscrever no Setor de Gestão de Pessoas, anexo à Prefeitura, das 12 às 18 horas.

Fabrício confirma alterações no secretariado

11/04/2018

Confirmados novos secretários de Obras, Planejamento, Fazenda e presidente da Fundação de Esportes. O prefeito anunciou também a criação da BC Investimentos, empresa de fomento, a ser entregue ao comando de Kratz. O novo titular da Fazenda vem de Florianópolis. Mudanças não param por aí.

Liberação de FGTS a atingidos por enxurradas

11/04/2018

A Caixa Econômica Federal inicia, nesta quinta-feira (12), o atendimento para liberação do saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) aos trabalhadores residentes em Balneário Camboriú, que tiveram suas casas atingidas pela enxurrada decorrente das fortes chuvas, ocorridas em janeiro deste ano.

Balneário tem moradores de rua fixos e casuais

11/04/2018

Hoje há, em Balneário Camboriú, cerca de 150 pessoas vivendo nas ruas, sendo que apenas 35 são moradores de ruas fixos e os demais estão nas ruas há menos de seis meses. Do total de pessoas abordadas, vinte e cinco por cento têm familiares em Itajaí, Balneário, Itapema e Camboriú.

Vexame legislativo

11/04/2018

Sessão ordinária da Assembleia Legislativa de SC, com vários projetos na pauta, foi suspensa nesta quarta por falta de quorum. Segundo o deputado Kennedy Nunes a situação é vergonhosa, pois até nos horários dos partidos as sessões são suspensas por falta de oradores.

Operação Reciclagem do GAECO: Bombinhas na mira

10/04/2018

Operação investiga corrupção na coleta de lixo em municípios catarinenses. São sete municípios abrangidos, inclusive Bombinhas. Trata-se de investigações visando apurar crimes como concussão, corrupção ativa e passiva, tráfico de influências, advocacia administrativa, prevaricação, entre outros delitos correlatos.

Obra clandestina não tem direito a indenização

10/04/2018

O dono do imóvel sustentou em seu pleito que a prefeitura teve parcela de culpa no episódio por não realizar obras de escoamento de água e contenção de encostas na localidade, já atingida em duas outras oportunidades, em 2008 e 2011, sem que a administração adotasse medidas de prevenção. Fato ocorrido em S.F. do Sul.

O investimento prioritário na despoluição da orla

10/04/2018

A despoluição dos cursos dágua na requalificação (termo de que gostam tanto...) da rede de esgoto, com atenção especial à capacidade de coleta, regularização do sistema e otimização do tratamento, levando à consequente balneabilidade plena da Praia Central, é assunto aceso no grupo Rio Marambaia, do whatsapp.

MPSC libera relatório de saúde fiscal de BC e outros municípios

10/04/2018

Produzido pelo MPSC, o estudo sobre a arrecadação de cada um dos 295 municípios faz parte do Programa Saúde Fiscal e associa informações tributárias (e-Sfinge do TCE) e indicadores populacionais (IBGE) e de Desenvolvido Humano Municipal (IDHM).

Tentativa de homicídio em Camboriú

10/04/2018

No começo da tarde desta terça-feira, dia 10 de abril, por volta das 12h30min, uma guarnição da Polícia Militar de Camboriú foi acionada para atender uma ocorrência de tentativa de homicídio, num bar da Rua Monte Dedo de Deus, no Bairro Monte Alegre, em Camboriú.

Guarda Municipal acontecendo

09/04/2018

Adolescentes no tráfico de drogas, ameaças de morte com facas e agressão são as ocorrências do final de semana atendidas pela Guarda Municipal.

PM: ocorrências de drogas no final de semana

09/04/2018

As ocorrências registradas pela PM neste final de semana falam só de drogas. No Bairro das Nações, na Estrada da Rainha e na famigerada e ainda insolúvel Rua Corupá.

Itapema com casos autóctones de dengue

09/04/2018

Do total de casos confirmados até o momento, 2 são autóctones (transmissão dentro do estado), ambos residentes no município de Itapema (únicos este ano), e 3 são importados, residentes nos municípios de Biguaçu, Porto União e São José, apresentando, respectivamente, os estados do Mato Grosso do Sul, da Bahia e da Paraíba.

Presos ladrões de posto de combustível

09/04/2018

Um dos bandidos presos tem 66 BOs por delitos como: Furto, roubo, homicídio, ameaça, posse de drogas, desobediência, dano, lesão corporal, tortura e dirigir sem habilitação. Mas estava livre, leve e solto. Fica extremamente complicado acreditar na lei e na Justiça.

Dr. Moro: desculpa, mas foi burrice

07/04/2018

Um homem tido e havido como um estrategista, um jogador de xadrez, um homem calculista, o Dr. Sérgio Moro derrapou feio nessa de dar 24 horas para o Lula se apresentar. Foi um erro brutal. Ao invés de punir, ajudou Lula e seus seguidores a criar um fato provocativo e humilhar a Justiça e a Polícia Federal.

Vai ao Ruth? Se tiver sorte, estaciona

07/04/2018

A qualquer hora do dia ou da noite, ao menos até 22 horas, chegar e encontrar uma vaga de estacionamento no pátio do Hospital Ruth Cardoso, é uma aventura e tanto. Depende de muita sorte. Sugere-se a cobrança do espaço por quem não seja paciente ou apenas interessado em ir ao hospital.

Polícia Militar em ação

06/04/2018

Boletins registrados por tráfico de drogas, inclusive com envolvimento de adolescentes, furto e roubo de veículo, carros adulterados, apreensão de arma de fogo e mais uma tentativa de homicídio atendida pela PM de Porto Belo.

Guarda Municipal em ação

06/04/2018

Receptação, estelionato, uso de moeda falsa, depredação de patrimônio, perturbação de sossego público e violência doméstica foram atendimentos realizados nas últimas horas pela Guarda Municipal Armada de Balneário Camboriú

Deputado quer PMs mais tempo em serviço

06/04/2018

Hoje, o Estatuto dos Policiais Militares de Santa Catarina prevê que os oficiais que atingem os 59 anos de idade deixem o serviço de forma expulsória. Não são aposentados no sentido literal da palavra, mas vão para a reserva remunerada. Projeto é do deputado Jean Kuhlmann (PSD).

Operação Ubique da PM em BC

06/04/2018

Na operação UBIQUE - “em todo lugar” -, foram realizadas varreduras, barreiras e abordagens massificando o policiamento nos bairros, coibindo ações ilícitas e mantendo a ordem pública. Durante a operação, em vários bairros da cidade, foram mais de 150 pessoas abordadas em atitudes suspeitas.

STF decide contra e Lula pode ser preso

05/04/2018

Com a decisão, Lula perde direito ao salvo-conduto que foi concedido a ele pela Corte no dia 22 de março e impedia sua eventual prisão. Dessa forma, o juiz federal Sérgio Moro poderia determinar a prisão imediata do ex-presidente, depois de julgamento de um último recurso no TRF4. Já era.

Tentativa de roubo em lotérica no Monte Alegre

05/04/2018

Na manhã desta quarta-feira, dia 04 de abril, por volta das 06h25min, uma lotérica localizada no Bairro Monte Alegre, em Camboriú, foi alvo da ação de criminosos. Após não conseguirem roubar nada, foram embora. O proprietário chamou a PM, que realiza buscas.

Prisões, conduções e ocorrências

05/04/2018

Segundo a Guarda Municipal, houve sensível redução no número de ocorrências atendidas em 2018 em relação a 2017. Porém, aumentou o número de prisões e conduções, fazendo supor que, apesar dos bons índices de redução geral, ampliou-se a qualificação de crimes cometidos e presença de marginais.

Operação Águas Limpas

05/04/2018

Chama de Operação Águas Limpas, está em andamento nas Praias Agrestes e região, ação que visa identificar ligações clandestinas ou irregulares de esgoto, com dados aos cursos de água e na orla. A equipe também vistoria condomínios e residências, orientadas a usar bem fossas e filtros.

Terceirização do Ruth Cardoso, PA e UPA

05/04/2018

Governo municipal discutiu nesta semana o edital de terceirização do Hospital Ruth Cardoso, Pronto Atendimento da Barra, UPA das Nações e do Centro de Diagnoses. A terceirização dos serviços de emergência e urgência do município está prestes a acontecer.

Liberada licença prévia para alargamento da praia

05/04/2018

O Instituto do Meio Ambiente (ex-Fatma) aprovou a licença prévia para o projeto de alargamento da faixa de areia de Balneário Camboriú e construção do Molhe da Barra Norte (Pontal/Rio Marambaia). Ainda faltam, de acordo com as regras burocráticas para a concretização efetiva da obra e sua entrega ao uso, a LAI (Instalação) e LAO (Operação).

A prisão antes do final do processo

05/04/2018

A PRISÃO pode ocorrer durante a investigação, antes do processo, durante seu curso e logo após a condenação. A LEI permite tal possibilidade e sempre foi assim. Inclusive, o STJ pela Súmula 09/2009 e o STF, em um julgamento em 2016, confirmaram esta possibilidade.

Suspensa criação de novos cursos de medicina

05/04/2018

criação de cursos de medicina no país está suspensa por cinco anos, de acordo com portaria assinada hoje (5) durante reunião do presidente Michel Temer com o ministro da Educação, Mendonça Filho, e representantes do Conselho Federal de Medicina e entidades ligadas ao setor.

Lei Maria da Penha, tráfico e posse de drogas

04/04/2018

As alterações, nos atendimentos da Polícia Militar, se dividem em furtos, Lei Maria da Penha, flagrantes. E não há geografia na prática dos crimes. O tráfico de drogas é consumado em plena área central de Balneário Camboriú, a mais nobre, teoricamente bem policiada. Os bandidos não temem.

Solução drástica e necessária: vedar ligações clandestinas de esgoto

03/04/2018

Nesta semana a Emasa começa a realizar a filmagem das redes e galerias pluviais para identificar ligações clandestinas e inadequadas de esgoto! Os casos identificados terão cinco dias para adequações, sujeitos a multa e ao lacre das ligações, caso não atendam. 

O turismo de SC cresceu nesta temporada

03/04/2018

Os turistas desembolsaram em média R$ 4.130,90 na temporada, 33,9 por cento a mais do que 2017 (R$3.085,26). O valor é calculado levando em conta a média de gastos por tipo, conforme relato dos turistas. O gasto médio no setor de hotelaria foi de R$ 816,41, crescimento de 26 por cento em relação ao ano anterior.

Construção civil de BC: suspensos índices Icon e Icad

03/04/2018

A decisão, adotada de forma unânime, teve por base a constatação de que a criação dos referidos índices construtivos não observou a capacidade de infraestrutura instalada e o processo participativo democrático, previstos tanto no Estatuto das Cidades quanto no Plano Diretor de Balneário Camboriú.

Câmara quer aplicativos intocáveis

02/04/2018

O Conselho de Comunicação Social examina algumas proposições em tramitação no Congresso, entre eles o PL 5130/16, que proíbe a suspensão de aplicativos da internet por decisões judiciais. Segundo a proposta, é inadmissível decisão judicial suspender uso de ferramenta importante para todos.

MPSC aciona São José e Florianópolis por despoluição de rio

02/04/2018

Ação do MPSC busca despoluição de rio que divide São José e Florianópolis. O Rio Buschler, que corta os bairros Jardim Atlântico (Florianópolis) e Barreiros (São José), recebe esgoto in natura e descarte de materiais. Ocorrendo um fato tão grave na cara da Capital, é ainda mais profunda essa gravidade.

Transexuais e travestis eleitores: atualização do nome

02/04/2018

Eleitores transexuais e travestis têm o prazo de 3 de abril a 9 de maio para solicitar a inclusão de seu nome social e atualizar a identidade de gênero para participar das Eleições 2018. Nome social é aquele que designa como o cidadão prefere ser socialmente reconhecido.

15 milhões para Camboriú construir casas

02/04/2018

cidade de Camboriú ganhou R$ 15 milhões do Ministério das Cidades para a construção de 200 unidades habitacionais. Essas unidades deverão beneficiar famílias residentes em áreas de risco e atingidas por intempéries.

Cae volume de acidentes nas rodovias federais

02/04/2018

Nos quatro dias da Operação Semana Santa, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou 854 acidentes nas rodovias federais do país, redução de 23 por cento em relação a 2017, quando foram contabilizados 1.115 acidentes. Segundo a PRF, 70 pessoas morreram e houve 905 feridos.

Em 75 por cento dos municípios de SC não houve homicídios

02/04/2018

Santa Catarina apresentou, neste primeiro trimestre, redução de 19,5 por cento no número de homicídios, comparado ao mesmo período do ano passado. Em 75,4 por cento dos casos, os autores dos homicídios tinham passagem policial e, entre as vítimas, 69,2 por cento tinham passagem policial.

Homicídio do Bairro das Nações

01/04/2018

A Polícia Militar foi acionada através da Central de Emergências 190, por volta das 10h30 deste sábado, 31, para atender uma ocorrência de esfaqueamento de uma pessoa ocorrido em um bar na avenida Palestina, esquina com rua Tailândia, no bairro das Nações, em Balneário Camboriú.