Geral - Março / 2019

Projeto Orla, um repeteco que não desperta interesse

19/03/2019

Projeto Orla, apresentado como novidade, é repetição de um, igualzinho, apresentado em 2003 no governo de Rubens Spernau. De lá pra cá, ele foi apenas isso e não passou disso: um projeto. Nenhuma das administrações a partir de lá o tornou prático, fato. Agora, volta-se a discutir, mas o que poderia ocorrer de ruim no meio do caminho, já aconteceu.

Estado busca melhor modelo de concessão do Centro de Eventos

19/03/2019

Uma comissão estuda melhor modelo para a concessão. Para elaborar os documentos, a equipe executa diversos estudos para definição de premissas de mercado e benchmarking, incluindo visitas a equipamentos de porte semelhante em outros estados, como Paraná e Rio de Janeiro. 

Governo fixa critérios para nomeações: ficha limpa é fundamental

18/03/2019

Os critérios gerais para a ocupação dos cargos e funções são idoneidade moral e reputação ilibada; perfil profissional ou formação acadêmica compatível; e não estar impedido de acordo com a Lei da Ficha Limpa. A medida atinge os mais de 24,5 mil cargos em comissão do Grupo Superior (DAS) e Funções Comissionadas.

Mais que dobra judicialização da Saúde

18/03/2019

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, disse que o país lida, no (SUS), com a judicialização de acesso pontual de medicamentos que estão na rede nacional, de uma quantidade enorme de pequenas cirurgias, que são frutos da desorganização do sistema, falta de informatização e subfinanciamento.

Evaldo Hoffmann é citado para 2020

16/03/2019

Parece muito tempo, mas não é. A eleição é logo ali e, portanto, a quem interessar possa, bom ir enfunando as velas para integrar o processo. Neste momento inexistem definições, exceto a de reeleição do atual prefeito, Fabrício Oliveira. Único fato concreto. Se na mesma condição, sabe-se lá, mas a sua candidatura é certa.

Servidores judiciais de Jaraguá do Sul investigados pelo GAECO

16/03/2019

Trata-se de investigação de crimes contra a Administração Pública e a Fé Pública praticados por dois servidores do Poder Judiciário de Santa Catarina lotados na Comarca de Jaraguá do Sul. De acordo com suspeitas preliminares, havia terceirização suas funções de oficial de Justiça a outro, mediante ajuste entre ambos. 

Ex-prefeito de São Bento do Sul condenado a 10 anos

16/03/2019

O MPSC obteve a condenação do ex-Prefeito de São Bento do Sul Fernando Mallon, da ex-Secretária Municipal de Educação Adriana Eliza Ruzanowski e da empresária e professora Teresinha Maria Schmitt por três crimes de dispensa ou inexigibilidade ilegal de licitação. Condenação é de 10 anos.

Mais segurança apenas, não: melhor também

15/03/2019

Acordo de cooperação técnica integrada entre as forças de segurança, dentro da cidade de Balneário Camboriú, tem a ambição de melhorar a vida do cidadão em relação a alterações contra a normalidade social. A unificação garante gestões harmônicas desde a geração de chamadas até os atendimentos.

PM encerra Operação Veraneio em Balneário Camboriú

14/03/2019

Foram 4.874 ocorrências atendidas, uma redução de 32 por cento comparado ao mesmo período da Operação no ano anterior. Essa redução da criminalidade só foi possível com o aumento de 63 por cento de abordagens preventivas, de 6.051 para 9.020, e mais 15.454 veículos abordados nas barreiras de trânsito.

Onze imóveis interditados em Balneário Camboriú

14/03/2019

Defesa Civil de Balneário Camboriú interditou 11 imóveis localizados na encosta do morro da Rua Hermógenes de Assis Feijó, no Bairro da Barra, sendo sete casas, três comércios e uma igreja. Foi recomendado aos proprietários que deixassem os imóveis imediatamente e determinado que, em até cinco dias, todos estejam desocupados.

O silêncio eloquente de Carlos Humberto

14/03/2019

Na política de Balneário Camboriú, o personagem representado pelo vice-prefeito Carlos Humberto guarda alguns aspectos interessantes, seja em comparação com ícones passados, seja quanto à sua condição de inequívoco parceiro do atual prefeito nas boas e más horas.

PM condenado por falsidade ideológica em Blumenau

14/03/2019

De acordo com a denúncia do MPSC, o policial foi flagrado por agentes de trânsito conduzindo seu automóvel na contramão no centro de Pomerode, no dia 27 de março de 2016. O PM tentou convencer os agentes a não efetuarem a multa. Não adiantou, a multa foi aplicada. Depois...

Preso falou demais, desmoralizou Justiça e polícia e acabou condenado

13/03/2019

Precisou um delinquente ter uma reação desmoralizante contra a Justiça para decidir-se por sua prisão. A audiência de custódia é um arremedo judicial criado para favorecer, unicamente, os transgressores da lei. Os agentes da lei, perante ela, nada podem. Nada mesmo. O erro deste foi falar demais. E os outros, liberados apesar de alentada ficha criminal?

Tomalih quer Câmara mais aberta e franca

13/03/2019

Conversa relaxada com o presidente da Câmara, vereador Omar Tomalih, permitiu-nos conhecer um pouco de sua filosofia de trabalho. Primeiro, seu pensamento, transformado em regra de atuação, é a figura da presidência e do Legislativo como poder: são instituições e não apenas nomes ou locais.

Furar limites da LRF é quase inevitável

13/03/2019

A vereadora Jane Steffen (Rede), informou sobre advertência do TCE ao prefeito Elcio Kuhnen, de Camboriú, por furar os limites da LRF em relação às despesas com pessoal. A situação de Camboriú é recorrente em mais de 150 municípios de SC. A lei é restritiva demais e engessa legalmente. Há que se reduzir despesas, mas não se faz isso com mágica, com toque de uma varinha de condão.

As leis inúteis da cidade

13/03/2019

O vereador Lucas Gotardo, de Balneário Camboriú, protocolou uma série de projetos revogando leis que de alguma forma invadem a liberdade dos indivíduos e da iniciativa privada. Portanto, cassá-las seria notável, até porque, se olharmos bem, elas são inúteis (quem cumpre?).

Os bons resultados da Operação Veraneio

11/03/2019

A Operação Veraneio deste ano reduziu o número de homicídios, roubos e furtos na temporada em SC. Os comandantes envolvidos atribuem a ações preventivas e à efetiva integração das forças este resultado positivo, com aumento de produtividade e maior presença nas ruas.

Ex-secretário municipal de Brusque condenado por estelionato

11/03/2019

A ação do MPSC foi julgada procedente pelo Juízo Criminal, que condenou os dois réus a pena individual de um ano, seis meses e 20 dias de reclusão em regime inicial aberto e ao pagamento de 15 dias-multa. A ação do MPSC foi julgada procedente pelo Juízo Criminal, que condenou os dois réus a pena individual.

Mulheres são maioria no Judiciário de SC

09/03/2019

Atualmente, as mulheres representam 61,3 por cento do total de servidores do Poder Judiciário de Santa Catarina, ou seja, são 4.051 mulheres para 2.555 homens. Âmbito de mulheres precursoras - a magistrada catarinense Thereza Grisólia Tang foi a primeira juíza empossada no Brasil, em 1954.

Morte no Ruth Cardoso: rigor nas apurações doa a quem doer

05/03/2019

As versões - de familiares e amigos do jovem e as do Hospital Ruth Cardoso, via Secretaria da Saúde, são diametralmente opostas: numas, dizem que houve falha ou apenas não houve atendimento. Noutra, afirma-se em minúcias atendimentos e horários. Resta apurar com rigor e punir exemplarmente eventuais mentiras.

Gastos de deputados com gabinetes: um chute no baixo ventre

05/03/2019

Servidores lotados nos gabinetes dos deputados estaduais de SC consomem, de remuneração, mais de 4 milhões por mês. Os gastos mais modestos são do deputado Sargento Lima, com sete servidores e R$ 36 mil. O campeão é Maurício Eskudlark, com 24 servidores - R$ 173.542,18.

Centro de Eventos é parto complicado

02/03/2019

Dá para perder a conta de quantas datas já foram anunciadas para a inauguração do Centro de Eventos. A obra, usada tantas vezes para proselitismo político-eleitoral e administrativo, acabou sendo, até aqui, a demonstração de pura ineficácia e incompetência dos gestores estaduais. Falaram demais, fizeram de menos.

Atacando a poluição e a degradação ambiental

01/03/2019

O prefeito Fabrício Oliveira apresentou nesta quinta-feira (28), o programa Balneário Camboriú é a Nossa Praia com um pacote de medidas para reduzir problemas ambientais, com ênfase para a despoluição das águas. As ações são gerais e pontuais, ao mesmo tempo, para atacar todas as mazelas.

Contran revoga aplicação de multas a ciclistas e pedestres

01/03/2019

O órgão, subordinado ao Ministério da Infraestrutura, disse que revogou a medida levando em consideração o fato de que o assunto exige discussões que envolvem engenharia, educação e fiscalização de trânsito. Se isto é verdade, porque não pensaram melhor antes de editar a medida? São pagos pra quê?