Bicicletários, uma necessidade

Projeto de autoria do vereador Orlando Angioletti (DEM), quer a instalação de bicicletários na cidade. O vereador defende o equipamento, exaltando a mobilidade urbana e suas alterações, ocorridas na atual administração municipal, como as ciclovias e principalmente a mais decantada delas, a da Avenida Atlântica, que não apenas favoreceu a mobilidade pelo uso de bicicletas e outras formas de locomoção, como patins, patinetes e para a prática de exercícios de corrida (cooper), de forma compartilhada e harmônica, mas também limpou o visual da orla e a tornou mais atrativa e humanizada.

O projeto quer, também, evitar o estacionamento indevido de bicicletas nas vias públicas, acorrentadas a postes e árvores, prejudicando o trânsito de pedestres, bloqueando calçadas e poluindo visualmente a cidade.

Há várias formas conceituais de bicicletários, funcionais e modernos, alguns muito criativos, de modo a melhorar ainda mais a ideia, não apenas no sentido da pura obrigação de tê-los implantados. A ideia, sem dúvida, é oportuna e atualíssima.