Cirurgias eletivas e atendimentos urgentes

O deputado Antonio Aguiar (PMDB) foi o primeiro parlamentar a abordar o cancelamento de cirurgias eletivas no estado, na tribuna da Assembleia Legislativa, durante a sessão ordinária desta quinta-feira (19). “Por que não cancelar a verba da Ponte Hercílio Luz? Qual é a prioridade, a vida ou a ponte?”, questionou. Na visão do parlamentar, cortar verba de cirurgias, mas fazer obra em ponte é uma decisão de Estado incoerente, que não leva em conta os critérios de prioridade da população.

Em sua fala, Aguiar destacou ainda a aprovação, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), de projeto de sua autoria (PL 438/2015), que prevê a publicação, na internet, da lista de espera dos pacientes que aguardam consultas, exames e intervenções cirúrgicas na rede pública de Santa Catarina. “Tem pacientes esperando três, quatro anos, e não vão conseguir fazer a cirurgia.” Dar publicidade à lista de espera garantirá mais transparência ao sistema, defendeu o parlamentar.

---

Antes das cirurgias eletivas, fariam melhor os deputados e o governo se atualizassem os pagamentos de hospitais conveniados, que estão fechando ou reduzindo atendimentos de urgência e emergência por falta de recursos.