Bilhetinho para Fabrício e Carlos Humberto (II)

Pois olhem, até nisso Balneário Camboriú é diferente: a transmissão de cargo de prefeito se dá igual a todos quanto ao protocolo, mas é diferente quanto ao momento e circunstâncias – será em plena temporada efervescente, com suas alegrias e dramas inerentes. Entupindo a cidade de centenas de milhares a mais do que sua população residente, exigindo limpeza, abastecimento de água, esgoto funcionando, segurança, atendimento de saúde, mobilidade urbana – tudo muito além do comum e até do possível. A cidade, enfim, nessas épocas e em todos os anos, lida com a capacidade do impossível. Verão que isso é muito verdadeiro quando der uma pane no sistema e precisar desligar tudo para arrumar. Ninguém quererá explicações. Ah, coitados...

Ainda mais: exigindo o que fazer quando chove, querendo lugares para ir e alternativas de lazer. No meu tempo de diretor de Cultura, promovia eventos na areia – teatro, música, danças até. O Geninho Góes, numa dessas ocasiões, fez um varal literário à beira da praia, a partir da Praça Tamandaré, com repercussão nacional, inclusive, via Rede Globo, ao vivo. E incrível: foi imensamente criticado por isso, até que inviabilizaram novos projetos parecidos (cidade doida!).

Em tempos mais antigos havia os palcos musicais ao longo da Atlântica, com todos os ritmos e para todos os gostos. Acabaram por causa do “barulho”, embora se cumprissem regras de decibéis e horários (cidade doida!).

Tentou-se, noutro tempo, colocar artistas plásticos ao longo do calçadão da Atlântica e na Praça Tamandaré. Também não deu porque isso “ocuparia espaço” e causaria “incômodos” (cidade doida!).

Vejam vocês, meus nobres futuros prefeito e vice, que lidarão com uma cidade onde há pensamentos hegemônicos de um lado e discrepantes de outro. Todo mundo quer tudo e, ao mesmo tempo, quer nada. Depende de se isso os incomoda diretamente ou não. Contraria seus interesses ou não. Pior: às vezes nem é uma coisa e nem outra, mas apenas para ser do contra e pronto.

Preparem-se para isso.