TOME NOTA 02 FEVEREIRO

DUAS MULHERES NA MESA

Em uma sessão rápida e com o voto favorável de todos os 38 deputados presentes, Silvio Dreveck (PP) e Aldo Schneider (PMDB) foram eleitos presidente e vice-presidente da Assembleia Legislativa barriga-verde. A eleição ocorreu na tarde desta quarta-feira (1º), conforme determina o Regimento Interno da Casa. Também foram escolhidos o segundo vice e o primeiro, segundo, terceiro e quarto secretários, respectivamente Mário Marcondes (PSDB), Kennedy Nunes (PSD), Dirce Heiderscheidt (PMDB), Ana Paula Lima (PT) e Maurício Eskudlark (PR).  É a primeira vez na história da Assembleia Legislativa que duas mulheres ocupam cargos na mesa diretora: Dirce Heiderscheidt, de Palhoça, será a segunda secretária e Ana Paula, de Blumenau, a terceira.

MULTAS A CONSTRUTORAS

O município multou uma construtora (Fórmula) por ocupação indevida do passeio público na construção de um prédio. Beleza pura. Se for multar construtoras por ocupações indevidas e por uso predatório das suas betoneiras jogando seus bagaços direto no sistema pluvial, vai ter que dobrar o número de fiscais e vai sobrar dinheiro. Aliás, melhor ainda: se for fiscalizar ocupações indevidas de espaços públicos, mormente calçadas, será uma festa. Se fizer, palmas pra prefeitura que ela merece.

CONTROLE DA BOCA GRANDE

Algum controle precisa haver por parte do prefeito Fabrício quanto ao uso do seu nome e em divulgações políticas. Há quem, do seu círculo mais próximo, queira ser mais realista que o rei e, se achando, resolve ditar regras ou fazer proselitismo político como se fosse o dono do pedaço e o conselheiro-mor do homem. Quem sabe um Richelieu redivivo. Isso tem comprometido o esforço de mídia do prefeito em montar e expandir agendas positivas. Bom cuidar e meter um freio nesses eufóricos.

BINÁRIO CAMBORIÚ/BC

A conversa-entrevista com o secretário do Planejamento de Camboriú, Claudinei Loss, rendeu bem. Os temas abordados renderam compartilhamentos e visualizações interessantes em volume e qualidade. Prova de que o povo de Camboriú está muito ligado nas coisas de sua cidade. Loos entrou fundo nos empecilhos do Parque Linear, parado por complicações na obra (vazamento por sob a barragem, coisa infantil em termos de engenharia e projeto) e tratou da mobilidade urbana. Em perspectiva, sistema binário na circulação entre Camboriú e BC. Coisa boa tanto na sua praticidade quanto no visual do trajeto, ao longo do Rio Peroba.

INFELIZ CRIAÇÃO

Já comentei sobre isso, mas foi muito infeliz (alguém; quem?) a criação de um perfil chamado “Fabrício Sincerão”, a fim de dar vasão a piadinhas, notícias e fatos da vida do prefeito. Coisa primária, de mau gosto profundo e de foco enviesado – a maioria de críticas diretas ao ex-prefeito. No perfil pessoal, nem o prefeito cuida disso e faz bem: olhar no retrovisor impede a visão pra frente. Parece que andaram inventando moda e fizeram errado. Como o perfil tem a foto do próprio prefeito, imaginam-se duas coisas: ou ele autorizou e apoia ou andaram metendo os pés pelas mãos. A segunda hipótese é mais provável.

SOLUÇÕES DO RUTH

Na terça, primeira sessão da atual legislatura da Câmara de Balneário Camboriú, o vereador Marcelo Achutti vai entrar no tema Hospital Ruth Cardoso. Ele acredita que, diante das novas realidades, muda bastante a influência perante o Estado para que, finalmente, se decida por um aporte de recursos de custeio para o hospital. Segundo ele, tudo está conspirando para as facilitações em favor do RC. Antes, havia uma ferrenha oposição. Hoje, todo mundo é amiguinho e aliado de Colombo. Vamos ver se o parto fica mais fácil e menos dolorido.

PRAIAS AGRESTES

Expectativa: até agora nada se ouviu do novo governo quanto à implantação do sistema de água e esgoto nas Praias Agrestes, obra encrencada por vários detalhes, a começar pelos licenciamentos ambientais e por filigranas dos recursos da CEF. Bom seria uma manifestação do atual governo sobre este tema, pra gente poder ter prazos ou não, ter esperanças ou não, ter convicções ou não. É hora de fazer diferente? Então vamos lá.