Pacto pelo Rio Camboriú

Balneário Camboriú firmará pacto com o Município vizinho, Camboriú, em prol da qualidade e recuperação do principal rio que banha a região. É a primeira vez que esta parceria acontece entre os dois municípios. Esta integração será apresentada e assinada no IV Simpósio Técnico da Bacia Hidrográfica do Rio Camboriú, que acontece na próxima quarta-feira (22), no Teatro Municipal Bruno Nitz, a partir das 13h30.

O pacto, além de outros compromissos, visa:

– A criação e implantação de um programa de despoluição e revitalização do rio, bem como a mobilização em prol da captação de recursos financeiros, a elaboração e execução de projetos em proporcionalidade, conforme a capacidade de investimentos e das previsões orçamentárias de cada município, visando a melhoria contínua da qualidade e quantidade de água na Bacia Hidrográfica.

– A criação e divulgação de legislações municipais específicas que visem a captação e utilização da água da chuva e a medição individualizada do consumo de água em prédios, loteamentos e condomínios horizontais. A implantação de programas e campanhas de conscientização e educação ambiental contínuos com foco na importância do correto tratamento dos efluentes e do uso racional da água em parceira com o Comitê Camboriú.

– A implementação de políticas públicas voltadas à criação de estratégias de paisagem histórica, natural e cultural, de lazer e sustentabilidade ambiental para o Rio Camboriú. Visando a utilização ecologicamente correta pautada na responsabilidade socioambiental.


Medida oportuna. Indubitável.