Morastoni mostra 100 dias em detalhes

O relatório dos 100 dias da administração do prefeito Volnei Morastoni, de Itajaí, realizado nesta segunda, 10, assinalou uma organização incomum para o momento. Nova equipe e um levantamento minucioso dos projetos em andamento e das medidas já adotadas.

Exceto por uma incompreensível abertura de um agente motivador contratado que não disse nada com nada – ficou fora do contexto, apesar de se creditar a ele um trabalho de orientação e harmonia da equipe. Caiu em vários lugares comuns, além de cometer erros históricos e balizar por exagerados exemplos de manuais rotineiros, como a vida de Jesus e dos apóstolos.

Isso, contudo, não tirou o brilho da exemplar organização. Embora longo por causa de suas minúcias, o encontro serviu para demonstrar que quando se quer se faz.

Há novidades como o programa Escola de Inteligência, piloto em implantação em 14 unidades, oito do ensino infantil e seis do ensino fundamental, envolvendo em torno de 10 mil pessoas. A pretensão é estendê-lo a toda a rede municipal de ensino.

Na Saúde, 73,5% foi o aumento registro nos atendimentos nas unidades do município, com eliminação das fichas de atendimento (fim das filas) e a aplicação do acolhimento e da demanda espontânea (atendimento por ordem de chegada). Com isso, as consultas com especialistas aumentaram quase 30% no primeiro trimestre – passando de 10.403 em 2016 para 13.316 em 2017.

Na área de urbanismo, a preocupação é com os múltiplos gargalos do trânsito. Por isso, a secretaria respectiva planeja a mobilidade, em projetos que devem ser executados a curto, médio e longo prazo. Por exemplo, a abertura de novas avenidas, construção de parques urbanos, novo modelo de calçadas com mais espaço para os pedestres, além de mudanças na arborização.

Alguns projetos e ações estruturais previstos:

Trevo BR-101/Rodovia Antônio Heil – Pronto para iniciar
Trevo BR-101/Rodovia Jorge Lacerda – Em elaboração
Via Expressa Portuária – Em condições de ser retomada e concluída
Novo acesso BR-101/Praia Brava – Proposta em estudo
Via Perimetral Oeste – Projeto aguardando recursos
Construção de pontes e passarelas – Proposta em andamento
Binários Centro/São João/São Judas/Cordeiros/Murta e São Vicente – Projetos em andamento
Implantação de malha cicloviária – Em execução/115 quilômetros projetados