Nossos entulhos de todo dia

Atendendo solicitação da comunidade do Bairro dos Municípios, pelo acúmulo de móveis velhos e outros objetos nas calçadas, a Secretaria de Obras de Balneário Camboriú alterou o cronograma do Esforço Concentrado, seu principal eixo de atuação, e determinou uma ação emergencial no bairro. Na quinta e sexta-feira (08 e 09) a ação foi realizada em sete ruas do Bairro dos Municípios, e retirou 24 caminhões carregados de entulho.

Sofás, estantes, mesas, geladeiras e até televisores; todos velhos e quebrados, são descartados, pelos próprios moradores, no passeio público. Isso sem mencionar latas velhas, galhos de árvores secos (restos de podas) pneus e outros objetos que, sem utilidade, são deixados pelas ruas do bairro.

“Infelizmente isso não acontece só no Bairro dos Municípios. Estamos enfrentando esse problema em todos os bairros de Balneário Camboriú. Não damos conta de recolher, porque o caminhão da Secretaria de Obras retira e limpa a rua num dia, e no dia seguinte voltam a colocar móveis velhos nas calçadas” diz o diretor-geral da Obras, João Miguel, lembrando que muitos dos lixos descartados nas calçadas, com a chuva, vão para as bocas de lobo e rios, ocasionando alagamentos e até enchentes.

A Equipe do Esforço Concentrado retorna ao Bairro das Nações na segunda-feira (12), concluindo os serviços na Rua Peru. Após mais de dois meses atuando no bairro, cerca de 70% das ruas já estão limpas e organizadas. A limpeza no local deve ser concluída este mês.

Saiba mais

O Esforço Concentrado é a oportunidade que a população tem de ser atendida. Em mutirão, a Prefeitura está presente nos bairros, limpando, arrumando e embelezando as ruas.

Varrição, limpeza dos canteiros, lavação de placas e equipamentos públicos como lixeiras e floreiras, manutenção nas calçadas e meios-fios e retirada de móveis, eletrodomésticos velhos e galhos secos depositados, pela comunidade, nos passeios públicos são alguns dos serviços feitos pela operação.

(Texto da Assessoria de Imprensa da PMBC)