Conurbação discutida, mas é preciso ir mais fundo

Os prefeitos de Balneário Camboriú e Camboriú, Fabrício Oliveira e Elcio Kuhnen, estiveram reunidos na manhã desta quarta-feira (13) para definir projetos em conjunto de obras que requalifiquem áreas limítrofes aos dois municípios e que possibilitem melhorias aos moradores das duas cidades.

Segundo o prefeito Fabrício Oliveira, entre os pontos abordados, as obras que se referem ao entorno do Centro de Eventos tiveram destaque. “A intenção é promover intervenções urbanas que valorizem toda a região circunvizinha ao Centro de Eventos. Para isso um projeto conceitual está sendo desenhado para que, conjuntamente, os dois municípios possam buscar recursos para a implantação das melhorias”.

O prefeito de Balneário Camboriú salientou, também, que “o Centro de Eventos é um equipamento de geração de emprego e renda de grande capacidade, que vai criar oportunidades para os moradores de Balneário Camboriú e Camboriú e gerar demandas diversas, daí a importância de um planejamento que vise condições de mobilidade, modais diferentes, avenidas, ciclovias e requalificação da região do entorno, que abrange áreas das duas cidades”.

Debate envolvendo o entorno do Centro de Eventos é necessário, mas a discussão em torno da realidade mais próxima, como o que ocorrerá após a conclusão da requalificação Avenida Santa Catarina e a passagem dos túneis, parece mais urgente. Não se tem nada neste sentido até aqui. 

Inevitável que queiramos mais e melhor, porque o futuro já passou. Estamos passando direto pela fímbria do tempo.