Acidentes de trânsito: números assustadores

Segundo dados divulgados pelo deputado Serafim Venzon (PSDB), os acidentes de trânsito custam R$ 1,6 bilhão aos sofres da Secretaria de Estado da Saúde (SES). “Os números são muito graves, há uma grande quantidade de mortes e de sequelados, pessoas que ficam com a qualidade de vida prejudicada e acabam custando muito caro para o SUS, em Santa Catarina os acidentes de trânsito custam R$ 1,6 bilhão”, informou Venzon.

Conforme o deputado, o trânsito mata 40 mil pessoas por ano no Brasil e mais de 1,2 mil no estado. “Os acidentes com motos atingem 35% a 40% do total, são cerca de 400 mortes no estado”, lamentou Venzon, que destacou as principais causas dos acidentes. “Velocidade, cinto de segurança, bebida, capacete, cadeirinha e celular”, elencou o deputado, que propôs uma moção à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) sugerindo o trânsito como tema da próxima campanha da fraternidade.

Kennedy Nunes (PSD), que presidiu a sessão, concordou com o colega e lembrou que o deputado Antonio Aguiar (PMDB) perdeu o único filho em um acidente de trânsito. Aguiar parabenizou Venzon pelo discurso e lamentou as perdas de vidas nas estradas. “Os acidentes ceifam a vida das pessoas, tiram os sonhos de muitos jovens e de muitas famílias, sonhos que param de ser sonhados”, reconheceu Aguiar, que defendeu a prevenção através da educação. “Como prevenir? Educando a população”. (ALESC)