Turismo: Balneário é um dos 10 mais do Brasil

BALNEÁRIO CAMBORIÚ figura na lista das 10 CIDADES MAIS VISITADAS POR ESTRANGEIROS A LAZER NO PAÍS.

O novo mapa do turismo de Santa Catarina conta com 251 municípios, um crescimento de 36% em relação ao mapa divulgado em 2016, quando o Estado listou 184 municípios na ferramenta. Em comparação ao ano passado, SC manteve 181 municípios de vocação turística e incorporou outros 70, em 12 regiões turísticas.

O levantamento completo do Mapa do Turismo Brasileiro foi divulgado na semana passada pelo Ministério do Turismo. Em todo o país, foram listados 3.285 municípios em 328 regiões turísticas, um crescimento exponencial em relação ao Mapa de 2016, quando foram registradas 2.175 cidades em 291 regiões.

Categorização dos municípios de SC

De acordo com o novo mapa, 46 municípios catarinenses estão nas categorias A, B e C, que são aqueles que concentram o fluxo de turistas domésticos e internacionais. Como exemplo, temos destinos como Florianópolis, BALNEÁRIO CAMBORIÚ e Bombinhas, que figuram na lista dos 10 MAIS VISITADOS POR ESTRANGEIROS A LAZER NO PAÍS, além de Blumenau, Joinville, Itajaí, e as serranas Urubici e São Joaquim, onde o frio é atração turística. Os demais 205 municípios figuram nas categorias D e E. Esses destinos não possuem fluxo turístico nacional e internacional expressivo, no entanto alguns possuem papel importante no fluxo turístico regional e precisam de apoio para a geração e formalização de empregos e estabelecimentos de hospedagem.