Batalha do Marambaia

Decidido: nesta quinta-feira, máquinas iniciarão a limpeza do Canal Marambaia, na tentativa de recuperar o seu leito, a partir da Rua 1301. Depois, na segunda-feira, inicia na parte aberta do canal, na altura da rua 2001 e vai descendo.

A primeira idéia é retirar as ilhas visíveis quando a maré é baixa. A previsão é que a obra prossiga até meio de dezembro, quando a temporada arranca e a praia começa a encher.

Já se sabe de dissabores eventuais em função do trabalho, para aqueles residentes no entorno do canal, mas é impossível de evitar. Ou é isso ou não se faz.

A propósito, discussões no grupo criado para discutir o Canal Marambaia na Internet giram em torno de boas sugestões até críticas políticas, numa mistura mais que natural, embora improdutiva em muitos momentos.

Há que se louvar, porém, a forma como o tema foi colocado e a criação do próprio grupo. Tudo pela vontade de Jaison Santos, que se doa permanentemente à causa de maneira pessoal, até com despesas próprias. É lícito afirmar que sem isso nada funcionaria. No curso dos tempos, ninguém tomou a mesma posição – nem os órgãos oficiais, hoje envolvidos pelo chamamento da mobilização popular. É a Batalha do Marambaia apenas começando. Que bom se esta realidade ocorresse também noutras áreas. Que os relapsos tomem tento e cooperem com sua parte em favor da cidade.