Neste momento, nível do Rio Camboriú é bom

Depois de uma conversa com o operador da ERAB, Nelson Stoeber (vídeo), houve mais tranquilidade em relação às possibilidades de um desabastecimento iminente no serviço de água de Balneário Camboriú e Camboriú. Segundo Nelson, só se não chover nos próximos 10 ou 15 dias a situação poderá se complicar. No momento, a água chega bem nas bombas de recalque. Embora os arrozeiros estejam represando o rio para irrigar suas lavouras.

O que se discute, muito apropriadamente, é que isso se repete todos os anos, sem mudar uma vírgula e nada se faz para mudar. Seja criando reservações de água bruta para garantir a irrigação dos arrozeiros ou uma nova captação, como é projeto existente na Emasa há anos, a partir do Rio Itajaí Mirim. 

Os mapas anexos mostram a precipitação pluviométrica em vários pontos da Bacia Hidrográfica e também o nível do rio, que está mantido.

Há um outro detalhe. Dizem que as estações hidrológicas não estão funcionando a contento, pelo menos algumas, como a da sede da ERAB. Aguarda-se uma explicação para isso.