Marieta será maior hospital do Estado

As obras de ampliação do Hospital Marieta Konder Bornhausen, em Itajaí, estão 88% concluídas. Com inauguração prevista ainda para 2018, o Marieta será o maior hospital de Santa Catarina, com 624 leitos.

Durante reunião com a diretoria do hospital e lideranças políticas da região de Itajaí, o governador reafirmou o compromisso com a Saúde. Disse que é uma prioridade absoluta. “O Governo tem que fazer escolhas pra direcionar os investimentos no que realmente é uma necessidade da população, o restante a gente faz com parcerias. Saúde é o que não pode esperar”, reforçou Eduardo Pinho Moreira.

Considerado uma referência para a região do Vale do Itajaí, o Hospital Marieta Konder Bornhausen atende cerca de 700 mil pacientes por ano. São realizadas 20 mil internações, quatro mil partos, 80 mil atendimentos de urgência e emergência e 20 mil cirurgias.

DOBRO DA CAPACIDADE

A nova ala do Marieta Konder Bornhausen é praticamente um novo hospital. O Complexo Madre Teresa, como será chamado o anexo, tem 15 pavimentos.

O novo prédio abrigará UTI adulto e neonatal, centro cirúrgico, centro obstétrico, Centro de Diagnóstico por Imagem, centro oncológico e área de internação. Estão previstos mais de 200 novos leitos, para atendimento imediato, UTI adulto e neonatal e leitos para internação geral.

A diretora do Hospital Marieta Konder Bornhausen, irmã Mércia Lemes, do Instituto das Pequenas Missionárias de Maria Imaculada, argumentou que o novo anexo é um reforço necessário para o tamanho da demanda de atendimentos não só a pacientes de Itajaí, mas de pelo menos outros 11 municípios da região.

FUNCIONAMENTO

Com inauguração prevista para julho deste ano, as obras atingiram 88% e consumiram aproximadamente 70% dos recursos aplicados. Até agora, o investimento do Governo do Estado, chega a aproximadamente R$ 60 milhões.

De acordo com a direção, serão necessários cerca de R$ 90 milhões para equipar a nova estrutura. A ideia é que a ocupação do novo espaço seja gradativa e alcance o décimo andar até o fim do ano.