Poluidores reincidentes flagrados jogando esgoto direto no rio Camboriú

Depois de receber uma denúncia, a equipe do Programa Se Liga na Rede identificou na manhã de quinta-feira (25) dois estabelecimentos comerciais localizados na Avenida Normando Tedesco, na Barra Sul, com ligações irregulares de esgoto caindo direto no rio. Ambos eram reincidentes e os dois estavam com as pias das cozinhas e um deles com um tanque, conectados direto no rio.

De acordo com a fiscal Sanitarista, Beatriz Nunes, como os estabelecimentos eram reincidentes foi acionada a Vigilância Sanitária que interditou os locais. “Por serem reincidentes a multa foi de 4 UFM e prazo de cinco dias para regularizar. Como o local para fazer os lacres era de difícil acesso, acionamos a Vigilância Sanitária que resolveu interditar os locais até que o problema seja regularizado”, disse a fiscal.

Sobre o Se Liga na Rede

O Programa Se Liga na Rede verifica diariamente, a situação das ligações hidrossanitárias em toda a cidade, através de teste de fumaça e lançamento de corantes na rede de esgoto. Desde 2017, as fiscalizações foram intensificadas e são constantes em todos os bairros da cidade. Em novembro de 2018, a Emasa começou a lacrar as ligações irregulares de esgoto, principalmente na região da Bacia do Marambaia, sendo uma das ações para a revitalização do Rio. Até o momento foram cerca de 57 lacres individuais em diversas localidades e uma rede irregular em Poço de Visita com mais de 100 contribuições (essas todas caíam na bacia do Canal Marambaia).

Os moradores que precisarem verificar as ligações de rede ou tiverem seus esgotos lacrados podem procurar a Emasa para se regularizar. Dúvidas e informações pelo telefone 0800 643 6272 ou no WhatsApp Comercial da Emasa (47) 3261-0000.